Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Boicote Nestlé



Os leitores mais assíduos sabem que faço boicote à Nestle.
 Porquê? Podem ler este post que escrevi no ano passado.

Foi em 1977 que se iniciou a campanha devido ao marketing agressivo a favor do leite artificial. Trinta anos depois será que a Nestlé alterou alguma coisa? Espreitem esta reportagem.

Cronologia da campanha:


http://www.ibfan.org/portuguese/issue/history01-po.html

O boicote é um instrumento democrático e eficaz, nós consumidores podemos fazer a Nestlé rever seu comportamento.
Algumas verdades sobre a Nestlé:

- 1 milhão e meio de crianças morrem todos os anos de doenças relacionadas a alimentação artificial. Leite materno é grátis, seguro e melhor para TODOS os bebés.

Apesar de saberem que a alimentação artificial pode matar, a Nestlé continua sua distribuição de substitutos do leite materno, ignorando o código da Organização Mundial de Saúde que bane toda promoção destes. A empresa disponibiliza grandes quantidades de fórmulas gratuitamente às maternidades, às mulheres grávidas e novas mães, que, desinformadas sobre a alimentação infantil, param de alimentar seus bebés com leite materno e passam a alimentá-los com produtos artificiais da Nestlé.

- A Nestlé testa alguns de seus produtos em animais, principalmente os produtos de beleza (cosméticos).

Nos testes, um dos métodos mais utilizados é o "Método Draize" que consiste na aplicação directa dos produtos nos olhos de animais conscientes , para saber se são nocivos ao homem ou não, o que geralmente leva à cegueira lenta e dolorosa.

- Por ser uma enorme corporação transnacional, além do poder económico, a Nestlé também possui grande influência política e social. Em 1999 a empresa gastou mais de US$1.500.000 em lobby político; além de fazer parte da Mesa Redonda Européia, a qual possui enorme influência sobre os governos.

- Vale a pena mencionar que o Director Executivo da Nestlé no Reino Unido é o presidente da Food and Drink Federation
Não estão convencidos? Vejam este filme sobre a alimentação artificial nos países mais pobres, a historia das formulas de leite que em alguns países substituíram a amamentação com resultados catastróficos (dobrado em português /BR).




2 comentários:

Anónimo disse...

Ei! fiz um post no meu blog, apos ler o seu sobre boicote a Nestle. Infelizmente, os videos que você postou não estão mais disponíveis.

Unknown disse...

Aí está...
A Guerreira em acção!
Abraço