Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Parto em casa - vantagens e desvantagens

O parto em casa tem vantagens e desvantagens em relação ao parto hospitalar, segundo um estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynaecology, citado pela BBC.

Os investigadores analisaram mais de 500 mil partos (350 mil em casa e 200 mil no hospital), na América do Norte e na Europa.

As mulheres que tiveram os filhos em casa recuperaram mais depressa do parto, uma vez que foram sujeitas a menos intervenções médicas. Assim, diminuiu o risco de lacerações, de hemorragia pós-parto e de infecções.

Por outro lado, o risco de morte neonatal no parto em casa aumentou para o dobro em relação ao parto no hospital. Como só as mulheres com gravidezes normais são seleccionadas para ter parto em casa, os investigadores alertam que o risco comparado pode ainda ser maior, já que no hospital nascem bebés de gravidez com problemas.

As causas da morte neonatal podem estar relacionadas com problemas respiratórios durante o parto e tentativas falhadas de ressuscitação.

Ainda assim, segundo o mesmo estudo, o risco de um bebé morrer no parto é muito baixo: 0,2 por cento.

Entrevistada pela BBC, Mervi Jokinen, do Royal College of Midwives (associação de parteiras), disse que o estudo era «interessante», mas questionou a validade dos resultados em países como o Reino Unido, onde as parteiras precisam de uma certificação para poderem assistir o parto em casa.

«Aqui, as parteiras têm competências e experiência em partos em casa e em ressuscitar recém-nascidos. O que não acontecerá em muitos países onde o estudo foi feito», afirmou.

 

Fonte: Revista Pais&Filhos

Sem comentários: