Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 13 de julho de 2010

Estudo sobre o parto em casa

Fui alertada por varias pessoas ( a quem desde já agradeço ) para o facto, de ter saído no Correio da Manhã uma noticia sobre um estudo que concluia que o parto em casa estava associado a um risco de morte neonatal três vezes superior, em relação ao parto hospitalar. O estudo é ESTE.

É claro que a reação não se fez esperar e aqui está o artigo descredibilizado:


http://www.themidwifenextdoor.com/?p=930

http://www.nctpregnancyandbabycare.com/about-us/what-we-do/policy/choiceofplaceofbirth 
 
 
Tirem as vossas próprias conclusões....

Eu vou escrever para o Correio da Manhã, não posso deixar de o fazer....


1 comentário:

Daisy disse...

Tão bonito o vídeo! e a última frase diz tudo, é tudo!

Cat, eu também escrevi e enviei um link para o seu post onde publicou a resposta ao estudo, que eu também comentei. Agora com mais estes links, a correcção assume mais seriedade, e fica melhor documentada. Eu estou na ciência, sei do que falo, existem muitos artigos que entram por portas laterais, não faz sentido publicar-se contra o natural, contra o que é básico. Para mim, existem sempre outros poderes presentes que pagam muito bem por estes estudos.
Outro estudo que, acho, vinha na mesma revista, foi um grupo concluir que se o bebé beber leite de vaca antes dos 15 dias de vida (extra-uterina) tem 19x menos probabilidades de desenvolver alergia à lactose ou ao leite de vaca. Algo deste género. Soou-me mal, soou-me a esquisito. Este é outro estudo duvidoso, quem é que poderia estar preocupado com as alergias ao leite de vaca, ou intolerância à lactose de modo a fazer um estudo destes? ou a pagar por ele?

Sabe, depois de reflectir um pouco e ver uma referência comum em quase todos os textos da revista, retirados de outro website ou outra fonte, podemos concluir que não houve uma pesquisa séria de informação por parte da equipa responsável por esta secção da revista. Limitaram-se a copiar, traduzir a informação para a divulgar. Corrijam-me se estiver enganada.

Um abraço.