Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 24 de março de 2010

Workshop de trabalho Emocional para Doulas

Embora tendamos a atribuir os nossos traços básicos ao ADN que herdamos, estamos a descobrir que o ambiente, assim como a natureza, têm um papel preponderante em quem nos tornamos e em quem somos.
No útero, um bebé está num ambiente de super aprendizagem- crescimento, cercado por um universo maternal ao qual está intimamente ligado. A mente e o corpo da mãe são a fonte de desenvolvimento da criança, fisicamente, emocionalmente e mentalmente. A forma como a mãe percebe o seu ambiente, os seus pensamentos e sentimentos, são passados à criança em desenvolvimento, que não tem forma de diferenciar as influências negativas das positivas. Se a mãe está feliz e entusiasmada perante a vida, a criança herda estas qualidades. Por outro lado, se ela está temerosa, deprimida, preocupada ou sozinha, a criança irá alternativamente incorporar estas características. Na altura em que a criança sai, ela já está predisposta a ver a vida de acordo com o raio X que recebeu da sua mãe. Ele pode nascer algo lento, sub-desenvolvido, hiper-sensível, com medo, experimentador e temperamental, ou pode florescer do ventre forte e saudável, ardente por explorar, confiante na vida e curioso por aprender.

Todas sabemos, como mães e também como doulas que o nascimento influencia a forma de estar e ser. Preocupamo-nos com este aspecto nas grávidas e famílias que acompanhamos mas... E connosco? Com o nosso nascimento? E com os partos que tivémos dos nossos filhos?
Que marcas isso deixou em nós e como nos influencia no nosso trabalho como doulas? E como mães?


Como doulas é muito importante trabalhar as nossas emoções, as nossas vivências e traumas, sejam dos nossos nascimentos ou dos partos dos nossos filhos.

"Entender-me, permite-me entender os outros melhor, aceitar-me, permite-me aceitar os outros melhor".

Local: Santiago do Escoural, a 15m de Montemor-O-Novo e a 1h de Lisboa

Destinatarios: Doulas Certificadas ou em formação

Horário: das 9h30m às 17h30m

Datas: 23 de Maio com o terapeuta psicocorporal Jason Baker e dia 29 de Maio com a parteira holística Lurdes Rodeia. Podem frequentar um ou os dois workshops pois são diferentes

Investimento: 60 euros para doulas com quotas em dia, 100 euros para as restantes, por cada workshop.

O preço inclui lanche da manhã e tarde.
O almoço (vegetariano) é pago à parte e terá o preço de 8 euros.

Mais informações e mapa de como chegar após confirmação de inscrição através do
doulaluisa_c@yahoo.com

ou 967624505 e 916826150



No útero, um bebé está num ambiente de super aprendizagem crescimento, cercado por um universo maternal ao qual estáintimamente ligado.

Uma cesariana tende a gerar bebés com o seu próprio sentido de direcção, frequentemente escolhendo o caminho mais invulgar em vez do caminho mais directo e direito. Um nascimento rápido pode correr pela vida. Um parto prematuro pode tentar fazer coisas antes de estar preparado. Um parto a fórceps pode ter um grande medo do controle e manipulação. Um parto induzido pode resistir a tomar decisões, esperando que os outros lhe digam o que fazer. Nos relacionamentos, muitos conflitos são colisões de guiões de nascimento, alimentados pela energia primitiva do nascimento que, visto que está associado à sobrevivência, pode levar a uma luta intensa. No Renascimento, uma terapia que nos ajuda a curar as feridas negativas do nascimento, temos a oportunidade de libertar as tensões e stress que estes padrões de comportamento produzem nas nossas vidas. Podemos jogar luz sobre os nossos tipos de nascimento e compreender porque razão as pessoas reagem da forma que o fazem. No final, o que parecia um conflito inevitável pode dissolver-se em luz, amor, e perdão.

Podemos respirar e rir de nós próprios em vez de chorar e gritar como um bebé fazendo uma birra.

(Texto de Bob Mandel, terapeuta renascedor)

1 comentário:

Sofia Batalha disse...

dev ser giro..mas n sou doula :P