Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

domingo, 18 de outubro de 2009

Boneca polémica ensina a amamentar

Diário de noticias

Brinquedo foi lançado em Espanha  e vai ser comercializado um pouco por todo o mundo. Dois pediatras portugueses consideram que  a boneca é algo de "absurdo" e mesmo "antinatura".

Era uma ideia que, aparentemente, tinha tudo para ser um sucesso de mercado. Criada em Espanha, a "Bebé Glotón", no nome original, é uma boneca que permite às crianças imitar os gestos da mãe amamentando o filho. A polémica surgiu de imediato.

A boneca, com cerca de 50 centímetros, inclui uma espécie de miniblusa que deve ser vestida pelas crianças para simular os seios. Numa primeira versão tinha mesmo uma reprodução de seios, mas foi substituída e no seu lugar surgem duas flores. A boca da boneca encaixa nas flores e repete os movimentos e ruídos da sucção. Se no final continuar com fome chora e a "mamã" terá de trocar de peito.

Para a Federação Espanhola de Associações Pró-Lactância Materna, que apoia o projecto da empresa espanhola Berjuan, e que terá tido apoio de fundos europeus, o brinquedo é "uma forma de educar as meninas sobre a importância da amamentação". Só que a inovação não foi bem aceite no estrangeiro e várias associações de pais, famílias e até pessoal clínico criticam o brinquedo, alertando que pode incitar ao aumento dos índices de gravidez infanto-juvenil.

A Alta Comissária da Saúde, e pediatra de formação, Maria do Céu Machado, diz não conhecer o brinquedo, mas alerta que "não devemos ser tão radicais" pois "não se trata de um problema de saúde pública". Mas sempre vai alertando que boneca lhe parece desadequada. "É algo completamente anti-natura. Não me parece o mais adequado", disse, frisando que tal posição "que nem é tanto pela questão da gravidez infanto-juvenil, que depende de outros factores". "As crianças gostam de brincar e imaginar, mas não precisam disto, em alguns aspectos é algo que considero desajustado", frisa.

O pediatra Octávio Cunha diz que "promover a amamentação juntos das meninas é completamente absurdo, sórdido mesmo". O especialista diz que "o desejo de amamentar é um sentimento que vai surgindo naturalmente durante o desenvolvimento da mulher". E lembra que a "mãe que é forçada a amamentar, devido à pressão social, é uma mãe infeliz e que torna o bebé infeliz".

A porta-voz da Associação Real de Parteiras do Reino Unido, Janet Fyle, diz que "deve haver outras formas de educar as meninas para que vejam como normal acto de amamentar". O presidente do Fórum Espanhol da Família, Rafael Lozano, considera "inapropriado permitir que a criança imite este gesto pois pode ter conotações sexuais equivocadas".    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1393289

1 comentário:

moya disse...

mas que cambada de tarados anormais estes "profissionais" me sairam....
aumentar a gravidez infanto-juvenil??? desadequado por conter conotações sexuais??????? anti-natura?????inapropriado porque aleitar á algo que cresce com as mulheres????? Cresce aonde?? numa árvore? nas maternidades, onde desde o primeiro instante é oferecida chucha ou suplemento aos recém-nascidos???
Quer dizer, pode haver Bratz, bonecas meias-nuas com trajes provocantes, que isso não aumenta a natalidade infanto-juvenil. Pode haver nenucos com biberon que isso não aumenta a natalidade infanto-juvenil. Simular uma coisa que já é feita desde a idade da Pedra por todas as mulheres ou grupos de mulheres para alimentar os seus filhos desde o primeiro instante é anti-natura e distorcido? Por amor de Deus, internem esta gente para uma avaliação psiquiátrica!Ou então a História desconhece que o suplemento em biberon já existe desde os homens das cavernas...