Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Puzzles de espuma com químicos perigosos

 
Texto: PAIS&Filhos   
25 Setembro 2009

Os puzzles de espuma, usados como tapete e brinquedos para os bebés, podem conter químicos perigosos para a saúde.

 

A Deco Proteste testou oito destes artigos à venda em Portugal e encontrou solventes irritantes em todos e formamida, uma substância proibida pela nova directiva europeia, em sete.

 

A formamida é utilizada para reduzir maus odores e, além de ser irritante, está classificada como “tóxica para a reprodução”. Durante a gravidez, por exemplo, pode atrasar o desenvolvimento do feto e causar aborto. Inalada em grandes quantidades, pode exigir cuidados médicos, explica a Deco.

 

Além da formamida, foram também encontrados amoníaco e outros solventes agressivos para a pele, olhos e mucosas das vias respiratórias. Substâncias que não deveriam ser usadas em artigos para bebés.

 

No entanto, a Deco testou novamente os puzzles duas semanas após a abertura da embalagem e verificou que a quantidade de químicos reduziu de forma significativa. Assim, a associação de defesa do consumidor aconselha os pais a arejarem estes produtos durante alguns dias, antes de oferecê-los às crianças.

 

A DECO já enviou os resultados para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Comissão de Segurança de Bens e Serviços e Direcção-Geral do Consumidor. Pediu a remoção imediata dos produtos com formamida, que será proibida em brinquedos e outros produtos de puericultura a partir de 2011, quando entrar em vigor a nova directiva.

Sem comentários: