Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Como devem dormir os bebés ?

Resultado da sondagem:
De lado
  22 (35%)
De barriga para cima
  30 (48%)
De barriga para baixo
  5 (8%)
De qualquer maneira
  5 (8%)


A morte súbita é uma morte inexplicável e repentina de um bebé, diagnosticada por exclusão: quando não se encontram outras causas que podem explicar a morte da criançaé uma das maiores causas de mortes entre bebés até um ano de idade. Ocorre mais frequentemente nos primeiros meses de vida, em geral nos meses de Inverno. A causa da MSI é desconhecida, mas foram identificados factores que aumentam o seu risco:
- bebés que dormem de bruços ou de lado;
- exposição ao fumo durante a gravidez e após o nascimento;
- consumo de álcool e drogas durante e após a gestação;
- uso de colchões ou almofadas muito moles;
- presença de brinquedos e outros objectos no berço que podem sufocar o bebé;
- super aquecimento do bebé;

O bebé deve de dormir de barriga para cima!
Estudos mostram que o simples facto de colocar o bebé a dormir de barriga para cima pode reduzir até 70% o risco de morte súbita. Também existem outras orientações que ajudam a evitar a MSI:
- Evitar o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebé e super aquecer o seu  corpo.
- Deixar os braços do bebé livres, fora dos lençóis, assim, evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça tapada ( os sacos camas de bebés mais conhecidos como ninhos podem ajudar ).
- A temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto, não deve de ser muito aquecido.
E porque não de lado?
Ao deitar de lado ou com de barriga para baixo o bebé respira um "ar viciado", ou seja, o ar que ele próprio expira. Uma criança maior ou um adulto acordariam ou trocariam de posição para evitar o sufocamento, mas em alguns bebés a parte do cérebro que controla este reflexo não está desenvolvida. Por isso, morrem por asfixia. 
Os riscos de dormir de lado são portanto semelhantes a dormir de barriga para baixo. A posição é instável e muitos bebés rolam e ficam de bruços. Quando o bebé dorme de lado, além de poder asfixiar-se com o ar que ele mesmo respira, a criança pode futuramente ter complicações na coluna e no pescoço.

Mais informações:
Como dormir em segurança quando o bebé dorme na cama dos pais : http://www.babyfriendly.org.uk/pdfs/portuguese/sharingbedleaflet_portuguese.pdf
BMJ Sudden infant death syndrome (SIDS, Cot death)
Sudden infant death syndrome: Rachel Y Moon, Rosemary S C Horne, Fern R Hauck. Lancet 2007; 370: 1578–87

1 comentário:

moya disse...

obrigada! não sabia!