Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Aromaterapia para engravidar

Óleos essenciais para pré concepção

 

A Aromaterapia fornece uma grande ajuda durante a gravidez, mas também para preparar a mente e o corpo para uma nova etapa da vida de uma mulher, da vida do casal.

Muitos óleos essenciais são derivados dos aparelhos reprodutores de plantas, possuem um aroma sedutor que atraem abelhas, borboletas e outras criaturas de polinização. Esses óleos, tão importantes na sexualidade e reprodução das plantas, beneficiam psicologicamente as hormonas femininasos órgãos da reprodução.

Óleos essenciais de néroli, rosa e jasmim, por exemplo, possuem características "yin" – que inclui a capacidade de acalmar o sistema nervoso, assim como qualidades afrodisíacas e propriedades antiespamódicas.

 

A rosa é considerada a epítome do feminino. É associada a Virgem Maria. Hipócrates recomendou a rosa para ser utilizada na obstetrícia. Cleópatra usou essência de rosa nos seus passeios de barcos em barcaças para atrair Marco António. "Os ventos eram perdidos de amor... Da barcaça um perfume forte atingia o sentido adjacente do cais..." (Willian Shakespeare, Antony and Cleopatra )

 

Os três primeiros meses que precedem a concepção, o óleo essencial de rosa (Rosa dasmascena) - ou a (Otto) rosa, pode ser uma óptima escolha.

Primeiro, este óleo é conhecido como promotor da fertilidade. Para um aumento de esperma, peça ao seu companheiro para tomar banho com quatro a dez gotas de rosa (Otto). (Banhos ou tinas quentes devem ser evitados nos três meses que precedem a concepção já que o calor pode danificar o esperma) O óleo de rosa ajuda a purificar o útero e regularizar o ciclo menstrual. Para absorver o óleo directamente na região pélvica, experimente banhos de assento com três a sete gotas de rosa (Otto). Mais que tudo, o óleo de rosa facilita o relaxamento e nutrição das emoções. Companheiros que desejam "nutrir" um ao outro e fortalecer os vínculos antes da gestação/parto aconselhamos massagens mútuas com quatro a sete gotas de óleo de rosa misturado com duas colheres de sopa de óleo carregador como semente de uva, amêndoa doce, avelã e outro óleo vegetal.

 

Outros óleos essenciais também são benéficos neste período. O gerânio (Pelorgonium X asperuin) pode ajudar a balancear o ciclo menstrual e a actividade hormonal. Bergamota (Citrus bergamia), néroli (Citrus aurantium), ylang-ylang (Cananga odorata) e Salvia (Salvia clarea) são relaxantes e estimulantes. Para fazer com que a combinação da fertilidade feminina neutralize os efeitos do stress, adicione duas colheres de sopa de óleo de carreador: três gotas de rosa, quatro gotas de gerânio, três gotas de sálvia, duas gotas de ylang-ylang e duas gotas de bergamota. Uma massagem abdominal nocturna com esta mistura antes de dormir é particularmente confortante. Utilize-se de pequenos movimentos no sentido horário ao fazer massagens na barriga, passando pela parte interna dos ossos pélvicos, diafragma e sobre o "plexo solar" e finaliza-se  na região do útero.

Obs.: evite usar o óleo essencial de Sálvia esclaréia durante a gravidez pois é um óleo extremamente abortivo.

 

Massagem de relaxamento especial pré-concepção:

Dura cerca de 1 hora, são estimulados pontos que podem ajudar no processo, usa-se óleos essências específicos e finaliza-se com Reiki.

Venha experimentar em Sintra ( 15 euros ) ou no conforto do seu lar ( 30 euros ) em ambos os casos oferecemos o óleo para usar todos os dias ao deitar.

 

Marcações catarinapardal@sapo.pt ou telm: 919267844

 

3 comentários:

moya disse...

A arranjar clientela, hein?? (brincadeirinha!) bjs

Anónimo disse...

Vens a Évora? Eu quero,muito!! Beijos

Unknown disse...

Bom dia. Ainda faz estas massagens?