Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Meditação para grávidas - entrada livre

Reservar uns minutos do seu dia para a prática da meditação ao longo da gravidez tem um impacto benéfico para a saúde tanto da mãe quanto do bebé.
 
A meditação faz diminuir a adrenalina, o cortisol e o ácido lático,  regulariza tensão arterial, suaviza a respiração e os batimentos cardíacos e diminui a insónia.

O Obstetra Roberto Cardoso ( fez um estudo sobre os benefícios da meditação nas mulheres grávidas ) afirma que a meditação tem como benefício ensinar a lidar com a ansiedade:

“A mulher grávida tem níveis peculiares de ansiedade, que crescem à medida que a gestação se desenvolve. A meditação vem sendo citada como um interessante método de relaxamento dentro do meio médico, mas ainda não havia quase nenhum registro sobre como essa técnica poderia ser útil na redução da ansiedade da gravidez”

Após acompanhar 169 grávidas, verificou que as mulheres que praticaram a meditação tiveram um aumento simbólico no nível de bem-estar, alegaram sentir menos tenções musculares, e afirmam estar mais tranquilas e seguras para enfrentar e aceitar as mudanças psicológicas e físicas causadas pela gravidez.

Nos Estados Unidos, foram feitos estudos na Universidade de Berkley que apontaram que a meditação na gravidez equilibra as funções hormonais na mulher, aumentando a quantidade de hormonas que provocam a sensação de bem-estar, entre essas substâncias estão o DHEA e a melatonina.

Meditar nos meses que antecedem o nascimento da criança diminui também o risco de pré-eclampsia. Os estudos apontaram que no parto, o efeito da prática ajuda a diminuir em 56% a necessidade de cesarianas e de 85% a de anestesias.

Dia 19 de Junho, 6ª feira no espaço Zen&Terapias na Malveira ( a 10m de Lisboa pela A8)

1ª parte: O Poder dos Mantras e das Vocalizações no trabalho de parto

2ª parte: Meditação guiada com visualização criativa do parto.

Apareçam ás 19.30 horas, a entrada É LIVRE mas necessita de inscrição previa  pelo mail catarinapardal@sapo.pt 

Sem comentários: