Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sábado, 9 de maio de 2009

Semana Mundial pelo Parto Respeitado

Comemora-se de 11 a 17 de Maio/2009, mais uma Semana Mundial Pelo Parto Respeitado .
Este ano com o tema: Urgente Diminuição das Cesarianas Desnecessárias, tendo em conta a recomendação da OMS, de uma taxa total de cesarianas não superior a 15%.



Como é que uma operação de salvamento se tornou uma prática de parto tão comum?
Porque é que o índice de cesariana é diferente nos hospitais privados dos públicos?
Quais as consequências a longo prazo de nascer por cesariana?
Quais as consequências a longo prazo de dar á luz por cesariana?
O que a mãe e o bebé perdem por não terem um parto vaginal?
Qual é o futuro de uma civilização nascida por cesariana?
A humanidade pode sobreviver á cesariana?

Esta semana vamos falar sobre cesariana! Gostavam de participar no blog? fico á espera de relatos de cesarianas e da vossa opinião sobre o assunto! enviem para o meu mail catarinapardal@sapo.pt que depois eu publico.

1 comentário:

P e M disse...

"Como é que uma operação de salvamento se tornou uma prática de parto tão comum?"

Essa é fácil: por dar dinheiro a toda a gente! Aos médicos, enfermeiros e afins, aos hospitais, à industria farmaceutca, etc, etc, etc... Só não dá é dinheiro aos pais, porque se desse... ui... ui... ;o)

"Qual é o futuro de uma civilização"

No geral, muito mal (e não só no que respeita às cesarianas), mas andamos cá nós (felizmente) e se "tocarmos" uma ou duas pessoas... se essas duas pessoas "tocarem" outras três ou quatro... e assim sucessivamente... A coisa pode melhorar. Digo eu...

p.s.: Só vos digo que o workshop sobre Apoio Parental que está a decorrer neste fim de semana na Harpa - Jardim do Monte - é do melhor. Não só para quem tem problemas (no meu caso na alimentação) como para as pessoal em geral. Até digo mais, deveria ser incluído na preparação do parto... ou talvez mesmo, como matéria escolar! Muito bom mesmo.

Com apenas um dia já consegui "suavizar a fera" cá de casa.

(Mais uma vez) Muito Obrigada Cat!!!