Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Que tipo de experiências perdem os recém-nascidos após Cesariana e como podemos compensá-los após o nascimento?

Na melhor das hipóteses, uma cesariana é feita após a cascata hormonal feto-placentar do parto ser activada. Provavelmente esta cascata hormonal é desencadeada aos 5 cm de dilatação.

Com alguma sorte, o bebé nasce num local amigo das mulheres, onde os profissionais dão a oportunidade do processo de vínculo acontecer após a cesariana. Melhor ainda será se o médico imitar a rotação de um parto espontâneo na Cesariana, cortar o cordão com o bebé nos braços do pai e depois o bebé ir para o peito da mãe em lugar da mesa de reanimação (estas opções existem mesmo!).

Exposto a uma cirurgia rápida (incl. duração de anestesia), o bebé inicia o processo de amamentação nos primeiros 30 minutos de vida. Induzidos por este cenário optimista, temos no entanto que estar alerta na inexistência de reacções de um bebé nascido por cesariana, que deverão ser compensadas após o nascimento.
Continua AQUI

Sem comentários: