Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Hoje na socieda Civil

Na RTP2, das 14h às 15h30, o tema é Parto Normal vs Cesariana.
Com a presença da Doula Carla Guiomar

"Portugal é o 2º país da UE com a mais alta taxa de partos por cesariana. Itália ocupa a primeira posição com 38%, seguindo-se Portugal com 33%. As cesarianas custam, em média, o dobro de um parto normal, representando custos acrescidos para o SNS. Porque é que se recorre tanto a este método, muitas vezes sem necessidade? Será exigência das mulheres que não querem sofrer? Ou os profissionais de saúde acreditam que este é um método mais seguro do que o parto natural? E o que dizer acerca da utilização de epidural ou até do parto dentro de água? Neste SC queremos também entender o porquê de nascer em casa. Que implicações envolve desta pratica? Estão mães e bebés seguros em caso de complicações pós parto?"


Para discutir em Directo com os Convidados:

Marina Moucho, Responsável do bloco de partos do Hospital de São João

Carla Guiomar, Presidente da Assembleia-Geral da Associação Doulas de Portugal

Rosário Côto, Presidente da Comissão de Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros

Maria do Céu Santo, Médica Ginecologista

O programa Sociedade Civil é conduzido e apresentado pela jornalista Fernanda Freitas e emite em directo. Conta com quatro convidados e reportagens jornalísticas sobre o tema. O programa visa esclarecer e fornecer soluções úteis e inovadoras aos cidadãos sobre temas que estejam na ordem do dia: cidadania, educação, saúde, alimentação, justiça, sociedade, entre outros.
Em http://www.sociedade-civil.blogspot.com/ poderão ver os comentários ao programa. Todos os dias é colocada online a sinopse do tema do dia para discussão. Se quiser participar a posteriori, basta escrever o seu comentário e quando assinar, escolher a opção other e colocar o seu nome.
O programa emitido estará disponível logo depois da emissão em http://multimedia.rtp.pt/ .

2 comentários:

Isabel de Matos disse...

Muito obrigada pela divulgação!
Beijinhos
Isabel

Mafalda soares disse...

Vi o programa e achei que as doulas foram muito bem representadas pela Doula Carla, o mesmo não posso dizer das duas médicas. Que ostentação, que arrogância, por vezes questiono-me se algumas mulheres estão tão fora de sintonia com a sua feminilidade que se esquecem de como é bom e poderoso ser-se mulher!