Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Estudo destinado a melhorar a relação com a infertilidade

Associação Portuguesa de Fertilidade, em colaboração com a Psicóloga Ana Galhardo, está a desenvolver um estudo destinado a melhorar a relação com a infertilidade.

Pretendem reunir um grupo de 16 mulheres para um programa de 10 sessões. Os maridos ou companheiros estão convidados a estar presentes, caso desejem, em 3 das 10 sessões, 1 das quais com a duração de 1 dia (habitualmente ao sábado ou domingo). As sessões são gratuitas e o anonimato será devidamente respeitado.

 Este estudo integra duas componentes distintas:

a) implementar a versão portuguesa do “Programa Corpo-Mente para a Infertilidade” (PMCI), desenvolvido por Alice Domar, e posto em prática tanto no Centro Domar do Boston IVF, nos Estados Unidos da América, como noutros países;

b) caracterizar os casais em tratamentos de fertilidade em relação a algumas variáveis, comparando-os com casais sem problemas de fertilidade conhecidos ou casais com problemas de infertilidade que no momento actual sejam apenas candidatos a adopção.

Estas duas componentes são independentes e, como tal, a participação/colaboração dos casais numa delas não implica forçosamente a participação/colaboração na outra.

I) O Programa Mente-Corpo para a Infertilidade pretende ajudar a:

• Reduzir sintomas físicos e psicológicos relacionados com o stresse;
• Adquirir comportamentos saudáveis, promotores da fertilidade;
• Lidar com as situações difíceis relacionadas com os tratamentos;
• Adquirir competências de relaxamento.

As 10 sessões acima referidas serão semanais, com uma duração de cerca de 2h. Os primeiros 30 minutos são opcionais e destinam-se a partilhar com os restantes elementos do grupo as experiências individuais de infertilidade. Após este tempo inicial, cada uma das sessões segue a mesma sequência: um grupo de exercícios de relaxamento, análise do tema previsto para a sessão (em cada sessão é abordado um tema diferente), exercícios em grupo relacionados com o tema e, no final, um curto exercício de relaxamento.
O PMCI permite a aprendizagem de várias técnicas de relaxamento, competências de gestão de stresse e obtenção de apoio social por parte de outras pessoas também com problemas de fertilidade. Serão ainda abordadas estratégias para a identificação de hábitos que possam ter um impacto negativo na fertilidade, a necessidade de reformulação de padrões de pensamento e atitudes, bem como o equilíbrio emocional devido à valorização dos aspectos gratificantes da vida quotidiana. 

Os interessados, nesta primeira fase residentes na Zona da Grande Lisboa e no Porto, ou com possibilidades de aí se deslocarem, devem de confirmarem sua disponibilidade enviando uma mensagem para o email anagalhardo@ismt.pt ou através do telefone da APFertilidade 96 614 1251 (das 10 às 13 e das 14 às 16).
A primeira entrevista na zona de Lisboa decorrerá a 20 de Abril, durante todo o dia, em local a comunicar após inscrição. As sessões terão início a 11 de Maio, sempre às segundas, entre as 19:00 e as 21:00.

 II) O estudo de caracterização baseia-se na análise de dados recolhidos através de um conjunto de questionários, nas versões feminina e masculina (a preencher por cada um dos elementos do casal) os quais serão devolvidos via postal, sendo para o efeito facultados envelopes RSF Taxa Paga.
De modo a fazer-vos chegar os referidos questionários e o envelope RSF, os casais poderão, através do endereço de email anagalhardo@ismt.pt, indicar a morada postal para a qual estes devem enviados.

Sem comentários: