Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 25 de março de 2009

Massagem para bebés

Nutrir uma criança
Sim
Mas não só com leite
É preciso pegar-lhe ao colo
É preciso acariciá-la
Embalá-la
E massajá-la
É necessário conversar com a sua pele
Falar com as suas costas
Que tem sede de fome
Como a sua barriga


“Shantalla” – Leboyer, F.


A melhor hora para praticar a massagem é.... quando o bebé quiser!

Exemplo de massagem que pode fazer ao seu bebé:

Sentar no chão, com as pernas esticadas, costas erectas e ombros relaxados. Para a massagem deve-se usar óleos vegetais naturais (de hamamélis, amêndoas, camomila, ...)

Coloque o bebé sobre as suas pernas, em cima de uma toalha. Olhe-o nos olhos. Calmamente, concentre-se e esfregue um pouco de óleo nas mãos. Peça permissão ao bebé para o massajar, vai ser um momento de amor para os dois....

Faça os movimentos com firmeza, aumentando naturalmente a pressão dos dedos. .
Tente começar sempre pelo lado esquerdo e terminar do lado direito. Segundo os estudiosos da medicina oriental, este é o sentido da energia no corpo humano.


1º exercício: Comece pelo peito, deslizando as mãos do centro para os lados laterais, como se estivesse a alisar as páginas de um livro;

2º exercício: Cruze as suas mãos pelo peito saindo do quadril esquerdo do bebé e alcançando o ombro direito, e do quadril direito para o ombro esquerdo. Deixe as mãos subirem como ondas, alternadamente;


Do simples toque no corpo da criança a algumas massagens, tudo ajuda na ligação entre os progenitores e o bebé, ligando-o ao mundo exterior cheio de novas sensações.

A massagem fornece aos bebés contacto, amor e carinho, através da comunicação entre a mão e a pele, de forma silenciosa e atenta.
O importante é o toque da mãe ou do pai com o bebé, não se preocupe com a técnica!

Curso de Massagem para bebés

O curso é composto por 4 encontros, habitualmente semanais, em horário pré acordado, pratica-se a massagem, debate-se a sua importância, quais os benefícios que daí advém para os pais e para o bebé, debatem-se vários temas relacionados com o desenvolvimento da criança, o sono, o choro, etc.
É um momento em que se esclarecem dúvidas no sentido de facilitar o vínculo entre ambos e se ensina a técnica da massagem ao longo de todo o corpo do bebé.
Tudo isto no sentido de potenciar de uma forma saudável através do toque a relação pais – bebé.
Pode se feito em sua casa ou na D.S.O. em Sintra

4 aulas de 1h / 1h30m

Local e preços:
DSO - Sintra, 50 euros mínimo 2 bebés máximo 4 ( horário a combinar )
Em sua casa - 100 euros ( combine com outro casal e faça um curso de massagem para bebés em sua casa e divida a despesa - 150 euros 2 bebés ou 180 euros 3 bebés )

Para bebés com mais de 2 meses e até á aquisição da marcha.


Sem comentários: