Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 17 de março de 2009

INICIATIVA PARA PARTO RESPEITOSO

NASCE NOS EUA A "INICIATIVA PARA PARTO RESPEITOSO”

Para ser designado como RESPEITOSO COM A MÃE, uma maternidade deve de seguir os

10 PASSOS PARA A ATENÇÃO RESPEITOSA COM A MULHER:


1. Oferece a todas as mães que dão à luz:


- a presença sem restrições durante o parto de acompanhante que ela eleja, incluindo pais, marido, filho, familiar ou amigo;
- acesso sem restrições ao apoio emocional e físico continuado de uma mulher capacitada, como uma doula ou profissional de apoio ao parto;
- acesso a atenção profissional de uma parteira.

2. Oferece ao público informação descritiva e estatística detalhada sobre suas práticas e procedimentos na atenção ao parto, incluindo a frequência das intervenções e os resultados.

3. Oferece uma atenção culturalmente apropriada; isto é, uma assistência sensível e que não fira as crenças, valores e costumes específicas da etnia e religião da mulher.

4. Oferece a parturiente a liberdade de caminhar, mover-se e adoptar as posições que ela eleja durante a dilatação e o período expulsivo (salvo que se requeira especificamente uma restrição para prevenir uma complicação), e desaconselha a posição de litotomia (supino, com as pernas elevadas).

5. Possui normas e procedimentos claramente definidos para:

- manter consultas durante o período perinatal com outros serviços de maternidade, incluindo a comunicação com o profissional que tenha atendido previamente a gestante, quando for necessário a transferência de uma maternidade para outra;


- colocar a mãe e o seu filho em contacto com os recursos pertinentes da comunidade, incluindo o seguimento pré-natal e posterior alta e o apoio ao aleitamento materno.


6. Não empregar de forma rotineira práticas e procedimentos que não estejam baseados em evidências científicas, o que inclui:

- tricotomia dos pelos pubianos;
- enemas;
- perfusão endovenosa;
- jejum;
- ruptura precoce de membranas;
- monitorização electrónica fetal;

Outras intervenções estão sujeitas as seguintes limitações:

*a taxa de uso de ocitocina para a indução ou condução do parto é de 10% ou menor;
*a taxa de episiotomia é de 20% ou menor, com um meta de 5% ou menos;
*a taxa global de cesarianas é de 10% ou menor nos hospitais de primeiro nível, e de 15% ou menor nas maternidades de referência;
*a taxa de parto vaginal depois de uma cesariana é de 60% ou mais, com uma taxa de 75% ou mais.


7. Educa o pessoal sobre métodos não farmacológicos de alívio da dor, e não recomenda o uso de analgésicos ou anestésicos se estes não são requeridos especificamente para corrigir uma complicação.

8. Encoraja a todas as mães e famílias, incluindo aquelas com recém nascidos doentes ou prematuros ou com problemas congénitos, a tocar, pegar no colo, dar o seio e cuidar de seus filhos na medida compatível com cada situação.

9. Desaconselha a circuncisão do recém nascido por motivos não religiosos.

10. Esforça-se por aplicar os 10 passos para o sucesso de aleitamento materno, tornando-se um Hospital Amigo da Criança.


Para quando uma iniciativa do género em Portugal?

1 comentário:

Barrigas e Bebés disse...

A MATERNAR é um bom começo :-) (www.maternar.pt) bjs