Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Escolas do 1º ciclo abertas 12 horas por dia

Mas será que sou só eu a achar isto estranho? Das 7h30 ás 19!
Alguma criança aguenta estar tanto tempo na escola?


Escolas do 1º ciclo abertas 12 horas por dia
Texto: PAIS & Filhos
04 Fevereiro 2009
Algumas escolas portuguesas do 1º ciclo do ensino básico poderão ter as portas abertas entre as 7h30 e as 19h já este ano lectivo. Segundo o jornal Público a proposta partiu da Confap (Confederação das Associações de Pais) e já estará há um ano a ser negociada com o Ministério da Educação (ME).

Ao Público, Valter Lemos, secretário de estado da Educação, disse apenas que o ME «está disponível para estudar a questão». Albino Almeida, da Confap, garante que o ministério «sinalizou a sua disponibilidade para avançar com o modelo».

Albino Almeida explicou ainda que o objectivo não é reforçar a carga lectiva: «O que queremos é que as escolas funcionem numa lógica de centro educativo, deixando de estar exclusivamente centradas na instrução e com uma componente de apoio à família».

Assim, a proposta é para entre as 7h30 e as 9 horas as escolas ocuparem as crianças com actividades lúdicas. Entre as 9h e as 15h30 decorrem as aulas, com intervalo para almoço. Até Às 17h30, decorrem as actividades extra-curriculares. Seguindo-se um período de apoio à família, até às 19h ou 19h30. As actividades para preencher estes novos períodos deverão ser definidas pelas escolas. Entre as possíveis sugestões, adianta Albino Almeida, estão canto coral, folclores ou visitas a museus. Este tipo de actividades deverá também manter-se durante as férias lectivas.

http://www.paisefilhos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1041&Itemid=60

Sem comentários: