Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A respiração no parto...

Eu vou voltar a falar deste assunto porque esta semana recebi 5 mails de futuras mães a colocarem-me questões sobre o método psicoprofiláctico.
Podem ler mais nestes posts antigos:

http://gravidasemforma.blogspot.com/search/label/respira%C3%A7%C3%A3o%20no%20parto


As ultimas indicações do Lamaze, no seu último guia The Official Lamaze Guide, fala-se mesmo de repensar a respiração e relaxamento. Neste guia, a mulher é convidada a encontrar a sua própria respiração consciente, e a procurar outras formas de se manter activa para lidar com as contracções: andar, dançar, massagens, bolas de parto, baloiçar, etc. Resumindo, respirar já não é o ensino ou a prática, do Lamaze Institute. Nós por cá é que estamos ainda na época da pedra.... em Portugal, o método Lamaze utilizado nas preparações para o parto continua a ser focalizado na respiração.

O que diz M. Odent - "Assim, Lamaze, obstetra francês, pai da psicoprofilaxia ocidental, dizia e escrevia que uma mulher deve aprender a dar à luz tal como aprende a andar, a ler ou a nadar. Estas indicações despistaram o mundo inteiro, e com o tempo, resultaram numa crise. (…) Foi assim que gerações de mulheres gestantes foram preparadas para o parto.
A interpretação do processo de parto como um processo involuntário que põe em marcha as estruturas ancestrais, primitivas, mamalianas do cérebro, pressupõe desfazer a ideia aceite de que uma mulher pode aprender a parir.
Esta interpretação permite, inclusive, compreender que não se pode ajudar activamente uma mulher a parir. Não se pode ajudar num processo involuntário. Somente se pode evitar perturbá-lo demasiado.
In Michel Odent El bebé es un mamífero 1990."


O período expulsivo fisiologicamente funciona e não necessita de ser dirigido por técnicas respiratórias, nascem bebes de mulheres em coma...
Se estiveres muito preocupada com a técnica que aprendeste estas a estimular o neocortex E É ISSO MESMO QUE NÃO SE QUER! O que se quer é que a mulher esteja activa durante o trabalho de parto, não esteja deitada numa cama a respirar de uma maneira que aprendeu! Ou seja de uma maneira que não é natural!

Nós, mulheres, temos de recuperar a confiança na nossa capacidade inata de parir, escutando os nossos instintos, em vez de esperar por ordens externas.

Aqui fica o desafio... mulheres que fizeram preparação para o parto pelo psicoprofilatico a contar como foi, se serviu de alguma coisa ( e eu acredito que para uma minoria serve!! ) e a quem dá preparação para o parto por este método a falar um bocadinho da sua experiência... fico á espera!

Sem comentários: