Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Menopausa

Menopausa natural, ou fisiológica, é aquela em que ocorre como uma parte natural do processo de envelhecimento normal da mulher

A menopausa é um estágio natural da vida, não uma doença ou disfunção, e desta maneira não necessita automaticamente de nenhum tipo de tratamento.

Na terapia de reposição hormonal (HRT), um ou mais estrogénios, usualmente em combinação com progesterona (e algumas vezes com testosterona) são administrados para compensar parcialmente a redução dos níveis destes hormonas no organismo, e também na tentativa de manutenção dos níveis naturais durante a perimenopausa.
HRT era o tratamento mais usado para os sintomas da menopausa até a publicação de dois estudos nacionais de larga escala, em 2002. Estes estudos, um realizado pela Women’s Health Initiative dos Estados Unidos, e outro pela Million Woman Study da Inglaterra, investigaram os efeitos da HRT na saúde de mais de um milhão de mulheres.

Os estudos demonstraram que o uso da HRT aumenta significativamente o risco de ataque cardíaco, ocorrência de trombos vasculares, acidente vascular cerebral e cancro de mama. Após a publicação destas descobertas, o órgão americano FDA (Food and Drug Administration) passou a recomendar que as mulheres que queiram usar a HRT, optem pela menor dose e tempo de tratamento possíveis. Também é recomendado que as mulheres que sentem ondas de calor tentem alternativas à HRT como tratamento de primeira escolha.


Suplementos dietéticos alternativos oferecem alívio intenso a moderado dos sintomas da menopausa.
Alguns suplementos de fontes botânicas, como os fitoestrogênios, são conhecidos por exercerem efeitos estrogénicos no organismo, gerando alívio relativamente moderado dos sintomas da menopausa. Os suplementos fitoestrogénicos incluem isoflavonas de soja, red clover (Trifolium pratense), black cohosh (Cimicifuga racemosa) e yam (inhame selvagem, Dioscorea villosa). Note que efeitos adversos hepáticos severos têm sido descritos com o uso de black cohosh. Outras mudanças dietéticas também possuem um efeito positivo no alívio das ondas de calor. Estas incluem evitar o consumo de cafeína, bebidas quentes, chocolate, comidas apimentadas e álcool . Acredita-se que certas ervas também possam ajudar.


Enquanto cerca de 85% das mulheres americanas dizem ter sintomas na menopausa, somente 25% das mulheres japonesas reclamam dos mesmos sintomas. Mulheres japonesas consomem mais proteína de soja do que as mulheres nos países ocidentais e com isso podem aliviar sintomas da menopausa.
O fitoestrogénio, ou isoflavona, componente da soja ajuda a diminuir ou talvez mesmo eliminar, os sintomas da menopausa, particularmente os fogachos (ondas de calor) .

Um estudo recente em mulheres após menopausa mostrou que se suplementadas diariamente com 60g de proteína de soja contendo 76mg de isoflavonas, têm significativamente diminuído as incidências de ondas de calor, comparados com mulheres que não consumiam soja.

Um outro estudo apresentado no terceiro simpósio internacional sobre a soja, que aconteceu de 31 de Outubro a 3 de Novembro de 1999 em Washington EUA, mostrou que suplementar soja na dieta de mulheres após menopausa diminui número de ondas de calor ou fogachos. Os pesquisadores continuam pesquisando essa associação.A soja pode então ajudar as mulheres que estão experimentando sintomas indesejáveis da menopausa.

Outros benefícios da soja são diminuir o risco de cancro de mama, diminuir o risco de osteoporose, e prevenir doenças cardíacas.
Populações que comem soja tem menos ataques do coração do que aqueles que comem proteína animal, como carne, frango e derivados do leite. A proteína da soja poderia reduzir o colesterol, o LDL colesterol os triglicerídeos e aumentar o HDL colesterol. As isoflavonas da soja são importantes antioxidantes que previnem a oxidação ou dano do LDL colesterol, a soja diminui a tendência de coagulação sanguínea e tem efeitos favoráveis aos vasos sanguíneos. Mulheres que têm na família história de risco elevado de cancro de mama podem encontrar efeitos benéficos protectores na soja.Aumentar a quantidade de soja na dieta poderia ser interessante e pode ser encontrados no leite de soja com baixo teor de gordura, Tofu e grãos integrais de soja.
As mulheres orientais e as vegetarianas têm menor incidência de osteoporose, comparado com as mulheres ocidentais.O consumo de proteína animal, (como carne, frango, peixe e derivados do leite) geralmente aumenta a perda de cálcio pelos ossos.
Para cada 1,0 gr de aumento no consumo de proteína animal, e você perde uma média de 1,75 mg de cálcio pela urina.

Mas antes de consumir soja, procure sempre orientação médica para saber se realmente tem necessidade de reposição hormonal ou suplementação.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.bioelemento.com
Sociedade Portuguesa de Menopausa
Menospausa
Sociedade Brasileira de Climatério

Sem comentários: