Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Depressão pós-parto

Li na Pais & Filhos que o melhor remédio para a depressão pós-parto é...


"Falar, falar, falar. Esta é a melhor receita para evitar a depressão pós-parto, segundo sugerem dois estudos publicados na edição de Janeiro do British Medical Journal.

O problema afecta 13 por cento das mulheres durante o primeiro ano de vida dos filhos, diz Cindy-Lee Denis, professor na Universidade de Toronto, no Canadá, e autor de um dos estudos.

A equipa canadiana seguiu 701 mulheres em risco de depressão pós-parto, que tinham à sua disposição uma linha telefónica, através da qual podiam falar com outras mães que tinham passado mesmo por uma depressão pós-parto.

Após 12 semanas, as mulheres que tinham usufruído deste tipo de apoio tinham menos 50 por cento de possibilidade de entrar em depressão pós-parto do que as mulheres que não tinham recebido esse tipo de apoio. Além disso, 80 por cento das participantes no estudo afirmaram que recomendariam este tipo de apoio a outras mulheres.

Outro estudo, da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, levou 418 mulheres com depressão pós-parto a passar uma hora por semana com um profissional de saúde especializado em aconselhamento pós-natal. As visitas decorreram durante oito meses.

Os cientistas concluíram que as mulheres que tinham sintomas de depressão diminuíam as possibilidades de continuar com esses sintomas em 40 por cento se recebessem este tipo de assistência.

«As mulheres devem ser encorajadas a não guardarem os seus sentimentos e a falarem com outras pessoas, incluindo os seus parceiros e os profissionais de saúde», afirma Jane Morrel, uma das investigadoras da Universidade de Huddersfield."


É por isso que as aulas de pós-parto são fundamentais... não só pelo exercício e recuperação do soalho pélvico, mas também para falar, falar, falar...

Não se isolem...

Abraços...muitos!

Sem comentários: