Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ciclo Pais &Filhos na Fnac do Alegro

Convido-vos a participar no Ciclo Pais&Filhos na Fnac do Centro comercial Alegro em Alfragide.
A convite do Centro Diversidades participarei (já neste domingo ás 16 horas) numa tertúlia sobre “A preparação física, psicológica e emocional para o nascimento - vinculação”.
Conto com a vossa presença!

Programa:

Ciclo Pais & Filhos:

Tema 1 – Dia 1/02
“A preparação física, psicológica e emocional para o nascimento - vinculação”
Participantes: Ricardo Valadas Fernandes (Psicólogo) e Catarina Pardal (Licenciada em Educação Física, Doula, Educadora Perinatal, Personal Trainer para Mães e Instrutora de Yogilates)

Gravidez, parto, nascimento, ligação afectiva pais-bebé e vinculação são alguns dos temas propostos que servem como ponto de partida para um debate entre uma doula, um psicólogo clínico e o público presente. No fundo, pretende-se partilhar e explorar diversas formas de vivenciar e preparar o nascimento de um filho.

Tema 2 – Dia 5/02
“Gravidez, parentalidade e sexualidade”
Participante: Manuela Madeira (Enfermeira, Mestre em Sexologia – Áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia)
Moderadora: Rita Matos Cruz (Psicóloga)
A gravidez e a chegada de um bebé trazem consigo inúmeras mudanças a nível físico, e emocional. O diálogo, a informação e o esclarecimento durante este período são fundamentais para que esta etapa seja vivenciada com afecto, confiança e segurança também na intimidade da relação a dois. Neste encontro venha saber mais sobre a gravidez, parentalidade e sexualidade.


Tema 3 – Dia 6/02
“O brincar e o desenvolvimento do bebé: a aventura dos cinco sentidos”
Participante: Ana Catarina Cunha – Psicóloga
Moderador: Márcia Chiolas – Educadora de Infância
O bebé explora e conhece o mundo que o rodeia desde os primeiros momentos de vida através dos sentidos. Começa aqui a descoberta de um mundo cheio de contrastes em que em cada etapa o brincar se transforma num desafio para bebés… E pais! Venha conhecer mais sobre o brincar e o desenvolvimento sensorial do bebé.

Tema 4 – Dia 12/02
“Etapas do Desenvolvimento Infantil: da conquista do espaço à palavra”
Participante: Ana Rute Calaim (Licenciada em Reabilitação Psicomotora e em Ciências Psicológicas – Área de Intervenção Precoce) e Diana Vitorino (Terapeuta da Fala)
Moderador: a designar
As experiências sensoriais e motoras do bebé permitem-lhe começar a aventurar-se pelo espaço que o rodeia. Estas antecedem e promovem também a aquisição das primeiras palavras, a participação e o envolvimento num mundo comunicativo. Neste encontro exploram-se alguns dos marcos e etapas fundamentais do desenvolvimento dos 0 aos 4 anos.

Tema 5 – Dia 13/02
“Casa-Escola: Adaptação do bebé (e pais) à entrada para a escola - um mundo novo”
Comunicadores: Márcia Chiolas (Educadora de Infância)
Moderadora: Catarina Cunha (Psicóloga)
A entrada do bebé e da criança para a creche ou para a escola é geralmente acompanhada de dúvidas, receios e questões e exige um esforço de adaptação à criança e à família. Conheça mais sobre este processo, o que representa para pais, crianças e educadores e venha descobrir que estratégias podem ajudar a que todos vivenciem este processo de forma mais segura e tranquila.

Fórum Miúdos:

Fórum 2 - Dia 8 de Fevereiro
Bebéfonias & Cª - Música e movimento para bebés dos 0 aos 5
Nas Bebéfonias os bebés e crianças entre os 0 e os 5 anos (e os pais… de qualquer idade) são convidados a fazer uma viagem pelo fantástico mundo da música e dos sons, com muitas surpresas pelo caminho… Vamos explorar os sentidos, sensações, emoções e movimentos associados à música. Neste espaço, pais, bebés e crianças, brincam com a música nas suas diferentes formas.
Dinamizadores: Catarina Cunha (Psicóloga) e Nuno Cintrão (Músico)


Referências / Contactos Centro Diversidades:
Centro Diversidades – Rua Egas Moniz, nº 43-A 1900-217 Lisboa (Zona Alameda)
Contactos: 931674311 ccpdiversidades@gmail.com

Web: www.centrodiversidades.com e www.ccpdiversidades.blogspot.com

Sem comentários: