Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dia da Mulher Rosa... dia 30 de Outubro

No âmbito das celebrações do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a Associação Ame & Viva a Vida – Associação de Mulheres Mastectomizadas – promove, amanhã 5ª feira, o Dia da Mulher Rosa.

Em Portugal, surgem anualmente cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama e morrem aproximadamente 1.500 mulheres com esta doença, o que perfaz uma média de quatro a cinco mortes por dia. O cancro da mama é a segunda causa de morte nas mulheres com idade compreendida entre os 35 e os 55 anos.

De forma a sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce no tratamento do cancro da mama e para acabar de vez com o estigma associado a esta doença, a Associação Ame & Viva a Vida – Associação de Mulheres Mastectomizadas convida todas as mulheres a unirem-se a esta luta, vestindo, no dia 30 de Outubro, uma peça de roupa cor-de-rosa.


Infelizmente, a “prevenção do cancro da mamã” não é mais que um diagnostico precoce, a promoção da amamentação constitui talvez a única ferramenta que na verdade permitiria diminuir a incidência deste cancro.

Depois de reanalisar os dados de 47 estudos feitos em 30 países, com mais de 50 000 casos de cancro de mama e mais de 90 000 controlos, chegou-se á conclusão de que, só nos países desenvolvidos, poderiam ser evitadas 50 000 novos casos de cancro por ano por cada 12 meses de aumento na duração média da amamentação.
Seria interessante pensarmos nisto neste Dia da Mulher Rosa.


Para saber mais:
Collaborative Group on Hormonal Factors in Breast Cancer. Breast Cancer and Breastfeeding: collaborative reanalysis of individual data from 47 epidemiological studies in 30 countries, including 50302 women with breast cancer and 96973 women without the disease. Lancelet 2002;360:187-95

Bibliografia:
Manual prático do aleitamento materno, Dr. Carlos González

1 comentário:

zeliaevora disse...

Sempre prevenir.... Vamos aproveitar para marcar uma mamografia... custa fazer por causa do medo, mas acreditem, se o diagnostico for atempado, é bem melhor:)