Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quinta-feira, 26 de junho de 2008

10 maneiras de auxiliar uma mulher em trabalho de parto

Este post é para os pais!!
Durante o trabalho de parto, os pais sentem-se muitas vezes inúteis ao tentar auxiliar a mulher gravida em trabalho de parto.
Ter em mente algumas coisas corretas de se fazer e de se dizer é sempre útil.

1. Massajar o rosto da gravida para ajudar a relaxá-la. Todo o tipo de mimos, caricias, beijos são muito apreciados durante o trabalho de parto, mas lembre-se, a sua mulher pode não querer nada disto, o importante é fazer tudo como ela quer...
2. Lembre-a que pode e deve ir á casa de banho. A bexiga e o intestino cheio é desconfortável e não ajuda o trabalho de parto.
3. Pode fazer compressas frias no pescoço e rosto. Até mesmo lavar o rosto levemente, pode ser confortável.
4. Pergunte se ela quer comer ou beber algo, pois ajudara a restaurar as energias perdidas durante o trabalho de parto.
5. Ajude-a a mudar de posição. Algumas posições farão com que o desconforto das contrações diminua.
6. Se a gravida sentir tensão nas costas, faça uma pressão na parte de baixo de suas costas ( zona lombar ), ou onde ela preferir. Com as suas mãos, aplique tanta força quanto ela quiser. Também funciona com uma bola de ténis.
Fazer isso quando ela estiver de gatas no chão, com a cabeça mais baixa que a bacia, ajuda a aliviar o desconforto das contrações.
7. Esteja lá para ela. Mesmo quando ela disser que não quer ser tocada, só o facto de estar presente é muito importante. Pode ficar próximo, para que ela sinta a sua presença, e encoraje-a verbalmente.
8. Tente o chuveiro ou a banheira. A água durante o parto ajuda a aliviar algum desconforto no trabalho de parto.
9. Use um saco de agua quente, uma meia com arroz aquecida no micro-ondas ou um cobertor aquecido para a parte inferior das costas.
10. Lembre-a que o bebé esta quase a chegar e que ela está a ir muito bem!

Podem sempre ligar-me durante o trabalho de parto, as vezes os pais também precisam de ideias, ou simplesmente uma palavra amiga...

Sem comentários: