Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 20 de maio de 2008

A importancia do ferro na gravidez

"Effects of routine oral iron supplementation with or without folicacid for women during pregnancy"
Rev 2006
http://www.cochrane.org/reviews/en/ab004736.html

Resultado:"There is not enough evidence to determine with confidence if routinedaily or intermittent iron or iron-folic acid supplementation inpregnancy improves functional and health outcomes for women andbabies"

na página 193 do livro A cesariana do Michel Odent ele diz:

"Um estudo britânico envolvendo mais de 150 000 gravidezes mostrou que o peso médio mais elevado á nascença correspondia ao grupo de mulheres que tinham uma taxa de hemoglobina entre 8,5 e 9,5. É quando a taxa de hemoglobina não consegue vir para baixo de 10,5 que aumentam os riscos de nascimentos de bebés com pouco peso, de partos prematuros e de preeclampsias."

É importante lembrar tb que o ferro em excesso inibe a absorção de zinco que faz crescer o bebé. E como o ferro tem propriedades oxidantes, aumenta a produção de radicais livres que pode aumentar os riscos de preeclampsia.

A mãe pode comer um raminho de salsa todos os dias se acha que não comsome ferro suficiente em todos os outros alimentos.

Sem comentários: