Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 18 de março de 2008

O que é massagem Thai?



Em Maio vamos ter um curso inédito em Portugal - massagem Thai para gestantes

O que é a massagem Thai?


adaptado do site http://www.divinasmaes.com.br/






A Massagem Thai é uma técnica baseada elementos de duas importantes Medicinas: Ayurveda e Chinesa.
Actua no corpo de forma completa com alongamentos, pressão suave e um ritmo lento e contínuo.
Criada há mais de 2500 anos pelo médico indiano Shivago Komarpaj, contemporâneo de Buddha, a Massagem Thai permaneceu por muitos anos nos templos budistas, como forma de meditação.
A aplicação da Massagem Thai para gestantes deve ser feita por um profissional e de forma cuidadosa, atenta para suas necessidades especiais. Há movimentos específicos para cada trimestre da gravidez e outras técnicas complementam o trabalho como a Calatonia, Shiatsu, Pilates, Yoga e Meditações.
Algumas contra-indicações devem ser observadas como gravidez de risco ou problemas de tensão alta, nestes casos a atenção é dobrada.
Em geral a massagem pode ser feita tranquilamente numa gravidez normal e em mulheres de todas as idades. Toques suaves e gentis, fricções com óleo nas pernas, costas, braços e barriga podem ser feitos por qualquer um, maridos, amigos e mesmo na forma de auto-massagem.
Em grupos com outras gestantes ou em sessões individuais, a massagem tem um papel significativo na preparação da futura mamãe.
A experiência do contacto corporal durante a gestação, o trabalho de parto e após o nascimento do bebé ajudam-na a tocar com mais eficiência e transmitir carinho, conforto e segurança a seu filho.


A massagem durante a gravidez não substitui o cuidado pré-natal, porém contribui com os seguintes benefícios:
• Reduz stress e promove relaxamento profundo.
• Propicia, com o toque acolhedor, suporte emocional e conforto.
• Reduz e alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso.
Actua directamente sobre o sistema nervoso melhorando o sono e a digestão.
• Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático
• Ajuda a manter a elasticidade da pele.
• Promove consciência corporal e relaxamento necessários para um parto activo.
• A experiência do toque amoroso e acolhedor!




Práticas em grupo:Com duas horas e meia de duração, a aula inicia com aquecimento, depois troca de massagem dirigida e monitorada, e por fim relaxamento e meditação. Há também espaço para debates em grupo sobre questões da gravidez, parto e maternidade.
Atendimento individual:Sessão terapêutica de uma hora e meia. Além da Massagem Thai outras técnicas são utilizadas de acordo com as necessidades específicas de cada gestante.





Curso em Portugal (Mafra)para saber mais AQUI

Sem comentários: