Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Não é apenas um programa, é um estilo de vida.

Estrutura é a palavra-chave. O foco do Pilates é fortalecer os musculos do “core”, ou seja, os músculos que rodeiam e suportam o seu tronco, assim sentir-se-á em forma e com uma postura melhor para enfrentar o mundo exigente de hoje. Muitos programas de exercício concentram-se em desenvolver a força de outros músculos através de treino com pesos, exercícios na bicicleta, etc. Pilates, pelo contrário, desenvolve todo o corpo, dando-lhe um aspecto mais alongado, alinhado e forte.

A vida actual exige demasiado dos nossos corpos, hoje em dia muitos de nós passamos demasiadas horas debruçados sobre uma secretária altíssima ou sentadas em frente a um computador com o corpo inclinado para a frente para ler ou escrever. Devido a este facto, adoptamos uma postura que atrofia e comprime os músculos da coluna, enfraquece os músculos do soalho pélvico e impede a respiração fluente. É um estilo de vida exigente a nivel fisico e emocional.

O Método de Pilates pode ensinar-lhe a lidar com os efeitos negativos, ensinando o corpo a treinar melhor, tornando os músculos mais longos e fortes, melhorando acima de tudo, condição fisica e o bem-estar emocional.



Não é apenas um programa, é um estilo de vida.
Pilates confere beneficios muito além de melhorar a força e o bem-estar.

Tempo-eficiência.
Pode fazer em quase todos os lugares e a qualquer hora.

Custo-eficiência.
Pouco equipamento, sem inscrições em circuitos.

Adaptável.
Feito para qualquer pessoa, de bailarinos a pessoas com lesões ou incapacidades físicas.

Princípios do Método de Pilates

1. Concentração
Muitos exercícios a levam a “desligar-se” do mundo exterior, a concentrar-se só nos movimentos do seu corpo. O Método de Pilates é uma tecnica Mind&Body que requere o foco no corpo. Deverá bloquear os pensamentos externos e concentrar-se apenas nos exercícios.

2. Respiração
Uma respiração correcta é essencial em Pilates, embora possa ser a parte mais complicada de dominar. Quanto melhor for o controlo da respiração, mais efeitos o Pilates terá em si. A respiração deverá conduzir o movimento e não o contrário.

3. Centralização
Se leva uma vida sedentária, o tipo de exercício adequado irá desenvolver profundamente a força muscular, de forma a ajudá-lo a sentar-se correctamente e evitar problemas de coluna. Quando pratica Pilates foca-se no centro do seu corpo. Assim estará a desenvolver a força do core.

4. Controlo
Movimentos controlados, fluidos e lentos é a chave de Pilates, cada movimento é suave até ao próximo. Assim desenvolve o controlo fisico e mental, terá uma consciencia corporal como nunca.

5. Precisão
Para os bailarinos, precisão não é apenas desejada, mas essencial para a sua segurança fisica, cada movimento e toda a sequência de movimentos terá que ser perfeitamente coordenada, caso contrario correm o risco de falhar ou mesmo de ter lesões. Não somos todos bailarinos,mas o Pilates ensina-nos a movermos de forma a evitar fadiga e dor.

6. Movimento
Pilates é um círculo contínuo de movimentos relacionados entre si, todos passando fluentemente de um para o próximo. O Pilates pode ser combinado com outro tipo de exercícios, assegurando assim, que usa todos os musculos.

7. Isolamento
Em Pilates o “isolamento” é o exercicio mental de identificar a sensação de cada grupo muscular. Só assim poderá fortalecer músculos mais fracos e harmonizar todo a estrutura muscular.

8. Rotina
Guarde algum tempo de cada dia para fazer os exercícios de Pilates, tal como guarda tempo para tomar duche, vestir-se, preparar-se para trabalhar. Dê tanta atenção ao seus músculos como dá ao seu cabelo,à sua beleza, o seu corpo vai premiá-la com melhor agilidade – tanto mental como fisicamente.

Adaptado
PILATES STUDIOS viva fit

Sem comentários: