Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 4 de julho de 2017

Julho sem plástico!


Na primeira década do séc. XXI foi produzido mais plástico do que nos últimos 100 anos e, a situação não tende a melhorar: prevê-se que até 2050 haja mais plástico no mar do que peixes! 

Já pensaram na quantidade de plástico que usamos durante um dia?! 

 A garrafa de água, o biberão, a chucha, a fralda  que o teu bebé usa são, provavelmente, de plástico. A tua escova de dentes, os sacos do lixo que tens em casa são de plástico, etc! 

Para agravar um bocadinho a situação, imagina agora a quantidade de plástico usada primeiro em tua casa, depois por todos os teus familiares, depois por todos os que vivem na tua cidade. E agora pensa que todo esse plástico demora 2 gerações a decompor-se.

Plastic Free July é uma forma de alertar para um consumo muitas vezes não consciente, desafiando-nos a reduzir o consumo de plástico durante o mês de Julho. O objetivo é que, passado um mês, consigas transportar alguns hábitos que tiveste para a tua vida diária. Existe um top 4 de sugestões: sacos de compras, garrafas, palhinhas e copos descartáveis de plástico. 

Em Portugal, as coisas já estão a mudar. Desde Fevereiro de 2015 que os sacos são pagos nos supermercados, o que fez subir substancialmente a sua reutilização além de ter feito descer em 71% a sua utilização (usam-se cada vez menos sacos porque grande parte das pessoas já os traz de casa). Também nos festivais e em iniciativas como o Outjazz, em que antes o chão ficava coberto de copos de plástico, já houve mudança: agora cada pessoa paga por um copo, valor que pode ser devolvido se devolveres o copo antes de ires para casa (só falta não nos esquecermos de o fazer).

A iniciativa é internacional e está a cargo da organização governamental australiana Western Earth Carers.

Sem comentários: