terça-feira, 30 de agosto de 2016
"Eu vou tentar ter parto natural"
quarta-feira, 22 de junho de 2016
Como ajudar um bebé que nasce por cesariana
terça-feira, 14 de junho de 2016
Tomar ferro durante a gravidez?
Vitamina k nos recém-nascido? Sim ou não?
quarta-feira, 8 de junho de 2016
8 de Junho - Dia Internacional de Alerta sobre os Tampões.
terça-feira, 24 de maio de 2016
Ter febre é bom!
Quando se tem febre, as mães dão medicamentos para baixar a febre, é rápido, fácil, mas pode sair caro... à saúde dos nossos filhos.
É normal as crianças ficarem doente, doenças como gripe, varicela, sarampo, etc, fazem o sistema imunológico funcionar, fortalecer e amadurecer. Depois de uma doença nota-se muitas vezes um pulo no desenvolvimento.
Não gosto de ver os meus filhos doentes, MAS TER FEBRE É BOM..... significa que o sistema imunológico está a funcionar. A febre tem um papel fundamental na dinâmica do nosso sistema imunológico, activa a libertação de anticorpos e de outras substâncias de defesa que vão permitir ao organismo lidar com possíveis "invasores", é esse mesmo calor que inibe o crescimento de bactérias e aniquila os vírus, ou seja, o calor renova o organismo. Isto é reconhecido pela comunidade científica tradicional.
O que eu faço? Tento ter calma, paciência (as vezes é difícil depois de noites mal dormidas) e confiança em mim como mãe. A atenção vai toda para os meus tesouros, a casa e o trabalho fica para outro dia.... Dou muito colo....muito mimo....
Só quando a febre ultrapassa os 41º C ( nunca me aconteceu, e mesmo assim consultava um homeopata). Para evitar que a febre exceda estes limites "abuso" de recursos naturais ( por exemplo rodelas de limão nas solas dos pés) e recorro a medicamentos homeopáticos e faço Reflexologia. Durante a febre respeito a falta de apetite dos meus filhos, porém é muito importante que bebam líquidos (água, chá ou sumo)
Antitérmicos sintéticos e antibióticos precisam ser usados com muito critério, e somente sob prescrição médica (eu sou vou ao homeopata)
Então e as CONVULSÕES? o grande mito!
Ao contrário do que se teme, são episódios raros (3% das crianças), não dependem do grau de febre, isto é, não é mais comum ocorrer aos 40º do que aos 38ºC.
É importante saber que a febre não é uma doença em sim, mas uma maneira de defesa do nosso organismo, a febre baixa ou alta não está relacionada com agravidade da doença. Não se justifica a preocupação excessiva com a febre, devemos de saber a sua causa, e não simplesmente baixa-la, atrapalhando a actuação do sistema imunológico. A cultura do medo da febre e a tendência de combate-la instalou-se na nossa sociedade em virtude de uma grande estratégia de marketing da indústria farmacêutica.
A febre esta relacionada com o desenvolvimento da individualidade dos nossos filhos.
quarta-feira, 11 de maio de 2016
O meu desejo para o Parto em Portugal é...
Profissionais de saúde e famílias são convidados a expressar os seus desejos de como gostariam que se nascesse em Portugal, enviando um pequeno texto e uma "selfie" para geral@associaca
A exposição contará com os retratos de pais, mães e profissionais de saúde captados pela fotógrafa profissional e doula Lieve Tobback.
Vamos fazer ouvir a nossa voz, e juntar a sociedade civil, o poder político e os profissionais de saúde nesta causa que é de todos nós!
Todos afinal queremos a mesma coisa, independentemen
sábado, 23 de abril de 2016
Disponibilidade para amamentar
sexta-feira, 1 de abril de 2016
Ecografias 4D o novo negócio da China
http://youtu.be/YfaUQCp6L1s
Study Shows Potential Dangers of Ultrasound in Fetal Development
https://www.asrt.org/content/News/IndustryNewsBriefs/Sono/studyshows062408.aspx
FDA Cautions Against Ultrasound "Keepsake" Images
http://www.sdms.org/pdf/FDAKeepsake.pdf
Ultrasound Can Affect Brain Development
http://birthofanewearth.blogspot.com/2011/09/www.truthout.org/issues_06/080806HA.shtml
Ultrasound and the Alarming Increase in Autism
http://www.midwiferytoday.com/articles/ultrasoundrodgers.asp
Fetuses can hear ultrasound examinations
http://birthofanewearth.blogspot.com/2011/09/www.newscientist.com/article/dn1639-fetuses-can-hear-ultrasound-examinations-.ht%C2%ADml
Keeping Fetus Cool Through Pregnancy
http://massagetoday.com/mpacms/mt/article.php?id=13670
Prenatal exposure to ultrasound waves impacts neuronal migration in mice
http://birthofanewearth.blogspot.com/2011/09/www.pnas.org/cgi/content/abstract/103/34/12903?maxtoshow
Stephens Routine Doppler & Ultrasound in Pregnancy
http://birthofanewearth.blogspot.com/2011/09/www.cochrane.org/reviews/en/ab001450.html
Ultrasound Affects Development of Murine Brains
http://www.medpagetoday.com/OBGYN/Pregnancy/3882
Obstetric Myths Versus Research Realities:A Guide to the Medical Literature
http://www.hencigoer.com/obmyth/">http://www.hencigoer.com/obmyth/
Effects of frequent Ultrasound During pregnancy: A Randomized Controlled Trial
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8105165
Controlled study of prenatal Ultrasound exposure in Children with Delayed Speech
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1485930/
Impact of prenatal ultrasound screening on perinatal outcome
http://content.nejm.org/cgi/content/short/329/12/821
Ultrasound: Weighing the Facts - Midwifery Today
http://www.midwiferytoday.com/articles/ultrasound.asp
Ultrasound: More Harm Than Good?
http://www.midwiferytoday.com/articles/ultrasoundwagner.asp
terça-feira, 22 de março de 2016
sábado, 12 de março de 2016
Salvar as Medicinas Naturais em Portugal: petição pelo direito a uma Saúde sem IVA
sábado, 2 de janeiro de 2016
Medo do parto
A importância de perdoar
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Feliz ano de 2016
Eu acredito muito no poder da energia do ano novo. Sem sombra de dúvidas, o último dia do ano é aquele em que o nosso micro cosmo planetário recebe a maior quantidade de intenções, desejos de mudança e promessas de uma vida melhor.
É o início de um novo ciclo! Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa algo que se renova de forma constante.
É a semente que agora virou a colheita. É o tempo que a Terra percorre ao redor do Sol. É momento da fecundação que resulta numa nova vida. São as fases lua. São as fases da água. É o tempo que se passa entre duas crises económicas . É o nascimento, crescimento e morte de uma pessoa. De uma vida. De um amor. De uma amizade. De um sofrimento. De um sentimento. De uma verdade.
Saber que tudo tem um fim é que nos liberta e que garante que o recomeço possa ser gratificante. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que se dá, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já acabaram.
O que passou não volta, não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, pessoas que ficam presas numa relação sem futuro.
É hora de fechar a porta, mudar o disco, limpar a casa. Deixe de ser quem era, e de transformar-se em quem já somos!!
Somos todos merecedores do novo ano e façamos dele realmente novo.
"Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos ,não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas. Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física , emocional e espiritualmente. É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença". Estou a citar o Papa Francisco... (!!! Oh meu Deus :)
Um ano realmente novo para todos nós!
quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
Feliz Natal
quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
Um bocadinho do nosso Natal
(2011)
A coroa do Advento tem uma simbologia importante cá em casa, o redondo cria harmonia, une, agrega. Faz-nos lembrar que vivemos num mundo circular, onde os processos são cíclicos e se repetem ano após ano. Assim temos a oportunidade de transformação a cada ciclo ;)
(2011)
Numa coroa de pinheiro ou cipreste são colocadas quatro velas que serão acesas a cada domingo que antecede o Natal. Eu conto histórias e aproveitamos para montar o presépio ( que também tem um simbolismo próprio )
(2015)
Na primeira semana acendem-se a vela azul.Pedras, terra e areia são colocadas no presépio, representando o mundo mineral e sua ligação com o mundo físico (elemento terra).
Na segunda semana acendem-se a vela azul e a verde. São colocadas plantas, troncos, musgos e água para o presépio, representando o mundo vegetal e sua ligação com o mundo etérico (elemento água).
Na terceira semana acendem-se as velas azul, verde e amarela. Colocam-se os animais representando o mundo animal e sua ligação com o mundo anímico (elemento ar).
Na última semana acendem-se as velas azul, verde, amarela e vermelha. A luz se torna mais intensa, com a proximidade do nascimento da Luz, é o Natal, a festa da luz! Então são colocados os pastores, simbolizando as figuras humanas e no dia de Natal, o menino Jesus é colocado na manjedoura. Tudo isso representa o Reino Humano e sua ligação com o mundo espiritual (elemento fogo).
(Presépio de 2012)
Para nós o presépio simboliza a caminhada para a luz, Esperamos pela noite mais longa do ano, onde a Deusa é reverenciada como a Mãe da Criança Prometida ou do Deus Sol, que nasceu para trazer Luz ao mundo. Também temos uma vela especial para o solstício do inverno.
O presépio para nós tem uma simbologia muito forte- Da mesma forma que Maria vai percorrendo a sua caminhada, e apesar de todas as dificuldades, devemos sempre confiar na nossa própria luz interior.
Todos os dias a Maria avança pelo presépio e acendemos mais uma vela, e no dia 24 chega ao palheiro e acendemos uma vela mais bonita, normalmente dourada.
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
WORKSHOP “REGRESSO ÀS ORIGENS
WORKSHOP “REGRESSO ÀS ORIGENS - a infância como início da linha da Vida” c/vivências terapêuticas e movimento autobiográfico
12 de Dezembro | 10h-12h30 e das 14h-16h30, Fontanelas | Sintra
Quantos de nós não sabemos como nascemos, como demos os primeiros passos, quem cuidou verdadeiramente de nós, como foi o primeiro dia de aulas, o que sentimos, como reagimos às primeiras frustrações e angústias?
Ou, se as memórias desse período tão importante são de sofrimento, como as podemos reviver e transformar?
Ou ainda, por ter sido uma fase de grande prazer, fantasia, onde sentimos que tudo era perfeito, ficámos presos e não vivemos o presente?
Conhecer os comportamentos e reacções desta fase irá permitir-nos reconhecer os nossos padrões inconscientes, e assim, facilitar o nosso Caminho.
As inscrições são efectuadas através do link:
http://www.susanamilheirosilva.com/preacute-inscriccedilati… ou pelo e-mail smspsicologia@gmail.com
+info em: https://www.facebook.com/events/1518856431766876/
As mulheres não querem ser cortadas!!!
A episiotomia é um ritual de mutilação genital aceite na nossa sociedade!
A verdade é que a vagina é um símbolo sexualmente poderoso e criativo na mulher logo é vista como ameaçadora pelos homens. Se estiver cortada perde o seu poder, e mais que isso, prova-se que é defeituosa e não consegue cumprir o propósito num parto - o nascer do bebé. Todo o corpo humano é retratado pela medicina como uma máquina defeituosa. A vagina é a rainha dos defeitos! Os defensores da episiotomia de rotina afirmam que protege a parturiente pois acreditam que o corpo feminino tem um defeito - uma vagina que não se adapta à passagem do bebé!
É uma verdadeira tentativa cultural de utilizar o nascimento para demonstrar a superioridade e controle do Masculino sobre o Feminino, da Tecnologia sobre a Natureza'. Através da única intervenção cirúrgica possível de fazer no nosso corpo sem o nosso consentimento, a vagina é mutilada pelo médico, o praticante do ritual e representante da sociedade, para ser então reconstruída culturalmente - pelo médico ;)
Mas a grande verdade é que a episiotomia é útil para a obstetrícia. Ao transformar o nascimento num procedimento cirúrgico de rotina, legitima-se a obstetrícia enquanto acto médico, usando uma das formas mais elaboradas de manipulação do corpo - a cirurgia.













