Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 30 de agosto de 2016

"Eu vou tentar ter parto natural"

Quando dizemos "vou tentar" estamos a dizer algo semelhante a isto: vou ver se consigo, mas se não conseguir não faz mal porque eu estou apenas a tentar.

O que eu sugiro é retirar a palavra "Tentar" e substituir por "Eu vou fazer" - neste caso "eu vou ter parto natural" ou " Eu vou ter parto normal" ou ... " EU VOU PARIR EM PAZ " 

Assim estás a dar ao teu cerebro a indicação de ação com uma intenção específica. 

Boas escolhas! 

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Como ajudar um bebé que nasce por cesariana

"O bebé que nasce de Cesariana não passa pelo canal vaginal, certo? Não é espremido nem sente a sua força interior de "fazer força". Ele simplesmente é retirado, sem fazer nada por isso. 
A nível emocional e comportamental (ainda que inconscientemente) será uma criança e um adulto que espera que as coisas aconteçam, que não reconhece o seu valor, a sua força interior, a sua capacidade para fazer acontecer. 

E quando este parto acontece, o que podemos nós, mães, pais, doulas, terapeutas, tias, avós, fazer para minimizar estes danos?"

No blog, http://uaumama.blogspot.pt/2016/06/como-ajudar-um-bebe-que-nasceu-por.html

terça-feira, 14 de junho de 2016

Tomar ferro durante a gravidez?

É importante lembrar que o ferro em excesso inibe a absorção de zinco que faz crescer o bebé. E como o ferro tem propriedades oxidantes, aumenta a produção de radicais livres que pode aumentar os riscos de preeclampsia.

A mãe pode comer um raminho de salsa todos os dias se acha que não comsome ferro suficiente em todos os outros alimentos.

"Effects of routine oral iron supplementation with or without folicacid for women during pregnancy"
Rev 2006
http://www.cochrane.org/reviews/en/ab004736.html

Resultado:"There is not enough evidence to determine with confidence if routinedaily or intermittent iron or iron-folic acid supplementation inpregnancy improves functional and health outcomes for women andbabies"

na página 193 do livro A cesariana do Michel Odent ele diz:

"Um estudo britânico envolvendo mais de 150 000 gravidezes mostrou que o peso médio mais elevado á nascença correspondia ao grupo de mulheres que tinham uma taxa de hemoglobina entre 8,5 e 9,5. É quando a taxa de hemoglobina não consegue vir para baixo de 10,5 que aumentam os riscos de nascimentos de bebés com pouco peso, de partos prematuros e de preeclampsias."

Façam as vossas escolhas! 

Vitamina k nos recém-nascido? Sim ou não?





A administração de vitamina K nos recém-nascidos é uma forma de profilaxia contra a doença hemorrágica do recém-nascido.Na década de 50 (antes da vitamina K começar a ser utilizada de forma profilática) aproximadamente 4 a cada 1.000 nascidos apresentavam a doença. Até o presente momento, preconiza-se a administração de vitamina K em todas as crianças, pois as conseqüências desta hemorragia podem ser graves, justificando uma ação preventiva eficaz. A administração de Vitamina K é realizada nos hospitais ( mas nem sempre ) através de uma injeção intramuscular na coxa do RN. Apesar de eficaz, esse procedimento é invasivo e muito doloroso. Podem-se obter índices semelhantes de proteção contra a doença administrando a vitamina K via oral, em doses repetidas (no dia do nascimento, e após 1 ou 2 semanas de vida). Deve ser ressaltado que os recém-nascidos com maior risco para doença hemorrágica, a saber, prematuros com baixo peso ao nascimento, com complicações perinatais, filhos de mães que usaram anti-convulsionantes, anticoagulantes e tuberculostáticos na gestação, devem receber a profilaxia na forma intramuscular. Ou seja, lactentes de alto risco devem receber a vitamina K intramuscular. E lactentes de baixo risco (bebês a termo, saudáveis, sem nenhuma complicação) podem receber a vitamina K via oral, ou não. Informem-se. 
INJECTAR VITAMINA k a TODOS os recém-nascidos é um crime!
Se o bebé for amamentado com leite materno exclusivamente e sob livre demanda não seria necessária a sua administração e mesmo assim somente em casos pontuais, apesar da corrente que sustenta que o leite materno seria uma fonte limitada da vitamina K. Por outro lado, as doses usadas nos hospitais sequer seriam totalmente satisfatórias no caso em que a tal doença hemorrárgica aconteça, de modo que a rotina por si só deveria ser revista.




A Vitamina K injectavel não é apenas uma vitamina! Primeiro de tudo é sintético. Em segundo lugar, contém ingredientes tóxicos.
Como podem ver nas fotografias  contém polissorbato 80, álcool benzílico e alumínio. 
INFORMEM-SE!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

8 de Junho - Dia Internacional de Alerta sobre os Tampões.



Passa a palavra!!
Se ainda usas tampões não deixes de ver este site!

Alice Kilvert morreu com síndrome  de shock toxico por usar tampões. Os copos menstruais e/ou os pensos naturais são uma alternativa para a nossa saúde e para a saúde da Terra.
DIVULGA!
Tampon Alert - Exposing the Dangers of Toxic Shock Syndrome
Http://www.tamponalert.org.uk

terça-feira, 24 de maio de 2016

Ter febre é bom!


Quando se tem febre, as mães dão medicamentos para baixar a febre, é rápido, fácil, mas pode sair caro... à saúde dos nossos filhos. 

É normal as crianças ficarem doente, doenças como gripe, varicela, sarampo, etc, fazem o sistema imunológico funcionar, fortalecer e amadurecer. Depois de uma doença nota-se muitas vezes um pulo no desenvolvimento.
 

Não gosto de ver os meus filhos doentes, MAS TER FEBRE É BOM....significa que o sistema imunológico está a funcionar. A febre tem um papel fundamental na dinâmica do nosso sistema imunológico, activa a libertação de anticorpos e de outras substâncias de defesa que vão permitir ao organismo lidar com possíveis "invasores", é esse mesmo calor que inibe o crescimento de bactérias e aniquila os vírus, ou seja, o calor renova o organismo. Isté reconhecido pela comunidade científica tradicional. 
Já repararam que depois de um episodio de febre, perguntamos sempre "então, está melhor?"

O que eu faço? Tento ter calma, paciência (as vezes é difícil depois de noites mal dormidas) e confiança em mim como mãeA atenção vai toda para os meus tesouros, a casa e o trabalho fica para outro dia...Dou muito colo....muito mimo....
Devem de estar a pensar.... "não usas antitérmicos?"
Só quando a febre ultrapassa os 41º C ( nunca me aconteceu, e mesmo assim consultava um homeopata). Para evitar que a febre exceda estes limites "abuso" de recursos naturais ( por exemplo rodelas de limão nas solas dos pés) recorro a medicamentos homeopáticos e faço Reflexologia. Durante a febre respeito a falta de apetite dos meus filhos, porém é muito importante que bebam líquidos (água, chá ou sumo) 

Antitérmicos sintéticos e antibióticos precisam ser usados com muito critério, e somente sob prescrição médica (eu sou vou ao homeopata) 


Então e as CONVULSÕES? o grande mito! 

Ao contrário do que se teme, são episódios raros (3% das crianças), não dependem do grau de febre, isto é, não é mais comum ocorrer aos 40º do que aos 38ºC. 

É importante saber que a febre não é uma doença em sim, mas uma maneira de defesa do nosso organismo,  a febre baixa ou alta não está relacionada com agravidade da doença. Não se justifica a preocupação excessiva com a febre, devemos de saber a sua causa, e não simplesmente baixa-la, atrapalhando a actuação do sistema imunológico. A cultura do medo da febre e a tendência de combate-la instalou-se na nossa sociedade em virtude de uma grande estratégia de marketing da indústria farmacêutica. 

A febre esta relacionada com o desenvolvimento da individualidade dos nossos filhos. 

quarta-feira, 11 de maio de 2016

O meu desejo para o Parto em Portugal é...



Participem na campanha "Desejos para o Parto em Portugal", que culminará numa exposição entre 13 a 31 de Maio no Centro Cultural de Cascais, em celebração da Semana Mundial pelo Parto Respeitado. 
Profissionais de saúde e famílias são convidados a expressar os seus desejos de como gostariam que se nascesse em Portugal, enviando um pequeno texto e uma "selfie" para geral@associacaogravidezeparto.pt . As "selfies" serão partilhadas online. 
A exposição contará com os retratos de pais, mães e profissionais de saúde captados pela fotógrafa profissional e doula Lieve Tobback.

Vamos fazer ouvir a nossa voz, e juntar a sociedade civil, o poder político e os profissionais de saúde nesta causa que é de todos nós!

Todos afinal queremos a mesma coisa, independentemente dos nossos desejos particulares, experiência, filosofia e vivências: um parto seguro e respeitado para as mães e bebés de Portugal.

Deixo o meu testemunho: 


image1.JPG

DESEJO QUE AS MULHERES DE MÃOS DADAS GRITEM "EU QUERO PARIR EM PAZ! " ( independente do que parir em paz signifique para cada uma ) e que o eco das nossas vozes se faça ouvir pelo mundo inteiro. 

Desejo que todas as mulheres se sintam apoiadas incondicionalmente independentemente do parto que escolhem, e se lembrem da sua capacidade inata para fazer nascer um bebé.

Um parto feliz e activo não gera apenas bebes saudáveis, gera mães felizes e confiantes, garante um vínculo mais intenso entre mãe e filho, gera mulheres mais fortes e poderosas. É de famílias assim que Portugal precisa! 


Catarina Pardal
Doula, Educadora Perinatal, CAM, Ativista pelos Direitos no Parto e Mãe.


sábado, 23 de abril de 2016

Disponibilidade para amamentar

Somos mamíferos- ainda que esquecemos- porque temos mamas. E todas as mamíferas foram designadas para amamentar suas cria. Portanto, todas somos capazes de nutrir ao bebê recém nascido com o leite que vem naturalmente do interior de nosso corpo. É verdade que o conceito “natural” está completamente manipulado pela cultura, por isso nos ater ao que é ou não “natural” costuma parecer-nos bastante complexo.



Então depositamos tantas fantasias no alimento, no que é bom ou não oferecer ao bebê, que o “dar de comer” se converteu em todo um problema para as mães modernas. Inclusive dar de mamar passou a ser algo difícil de conseguir, algo que há que superar, controlar e estudar ao pé da letra para ter sucesso. É estranhho que em somente 50 anos da recente história é esquecemos a natureza, a simplicidade e o silêncio com que as mulheres sempre amamentaram aos nossos filhos desde que existe a humanidade.


A realidade é que a amamentação é fundamentalmente contato, conexão, braços, silêncio, intimidade, amor, doçura, repouso, permanência, sono, noite, solidão, fantasia, sensibilidade, olfato, corpo e intuição, ou seja, tudo é muito distante das receitas pediátricas e de todos os “deve ser” que pretendemos cumprir no papel de mães.


Tempo sem Hora

A amamentação falha quando a colocamos dentro dos parâmetros de “melhor alimento”. Quando calculamos, medimos, pesamos ou estamos atentas às quantidades e tempos em que o bebê tomou ou deixou de tomar. Não se trata de pensar no que come. Se trata de estar junto. É algo tão “natural” que esquecemos-o. Porque quase não mantemos relações afetivas de modo simples, sem projetos nem objetivos. 



Para ser uma boa mãe, acreditamos que devemos dar ao bebê o melhor. E se o melhor não é quantificável, a amamentação falha.


A questão vai além dos desejos ou ilusões sobre um bom alimento, somos um exército de mães que não podemos dar de mamar aos nossos filhos, somos mães a quem nos sangram os mamilos, nos ferem e o pior de tudo: o bebê volta a pedir como se não houvesse sido suficiente o que mamou uma hora antes. Temos a sensação de que as contas nunca dão bons resultados em matéria de amamentação. Não se pode viver assim!



Pensemos que nenhuma de nós cria seus próprios filhos de modo diferente de como vive a vida cotidiana. Se somos obsessivas e cuidadosas, assim seremos no vínculo com o bebê, Se temos postas nossa identidade no sucesso profissional, assim seremos com o bebê. Se não podemos deixar de pensar, assim seremos com o bebê. Se temos milhões de interesses pessoais, assim seremos com o bebê. Se a autonomia e a liberdade pessoal são pilares da nossa identidade, assim seremos com o bebê. Se nos nutrimos das relações sociais, assim seremos com o bebê. Enfim, revisando a vida que construímos antes do nascimento do bebê, poderemos reconhecer facilmente que distância há entre nossa vida e a proposta para uma amamentação feliz. 
Não uma amamentação com sucesso, porque ao bebê não lhe importa o sucesso, o aumento de peso segundo as curvas estabelecidas ou as horas de sono. Falo de felicidade e do bem-estar do bebê. 

Bebe em êxtase após mamada




Falo do bebê conectado, que busca o olhar da mãe e sorri. Falo de bebê que não se conforma se não está no colo. Falo do bebê sereno na medida em que perceba um máximo de prazer.





Prazer e conforto, para um bebê recém nascido, é tudo o que se assemelhe ao útero onde morou por 9 meses. Ou seja, contato permanente, alimento permanente, movimento, calor, ritmo cardíaco, suor, odor e o doce timbre da voz de sua mãe. Se isto se sucede, o leite materno flui. Não há mais segredo que o repouso, a disponibilidade corporal, a intimidade e a disposição para ter o bebê “sempre coladinho” durante as 24 horas do dia.
Porém, a realidade cotidiana das mulheres é muito distinta. Acostumamos nos preparar para o parto, mas não para a maternidade. Ou, em todo caso, não nos preparamos para abandonar a autonomía que adquirimos com muito esforço e vontade.



Portanto, digamos com todas as letras: para dar de mamar temos que estar dispostas a perder toda a autonomia, liberdade e tempo para nós mesmas. É uma decisão. Na medida em que optemos por uma modalidade, perderemos vantagens na outra. Explicando de outra forma: se nos apegamos a nossa liberdade pessoal, possivelmente o bebê tenha que se conformar com outros alimentos, porque mãe e filho não encontrarão prazer nem relaxarão na amamentação. Ou, ao contrário, se decidimos dar prioridade a amamentação, perderemos liberdade e vida própria.



Ambas as situações, amamentação e liberdade, não são compatíveis. Ninguém pode determinar o que é que cada qual deve fazer. Mas sim é importante que saibamos o que ganhamos e o que perdemos frente a cada decisão.



 Gutman, Laura. Livro: A revolução das maes: o desafío de nutrir aos nossos filho, pg 99-101

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ecografias 4D o novo negócio da China

Para quem acha que as células estaminais são o negocio da China, engana-se redondamente!

As  "Ecografias Emocionais " estão na moda e vieram para ficar! 



Esta ecografia  não tem relatório médico e pode ser feita pedido dos pais, sem razão médica !!! Mais grave é que garantem que as ecografias não fazem mal nenhum aos bebés!



Para que não restem duvidas: 


"...there are at least a dozen studies that show damage from ultrasound including damage to the biochemistry of the child, damage to the immune system, and delayed maturation of the central nervous system...

...now revealing an excess incidence of leukemia in the children born to mothers who were exposed to diagnostic ultrasound during pregnancy.

...ultrasound has replaced x-rays during pregnancy...

...and the doctor says 'oh you don't have to worry about ultrasound - that's what they use to detect submarines'


 Robert Mendelsohn on Pregnancy and the Dangers of Ultrasound
http://youtu.be/YfaUQCp6L1s


Study Shows Potential Dangers of Ultrasound in Fetal Development
https://www.asrt.org/content/News/IndustryNewsBriefs/Sono/studyshows062408.aspx

FDA Cautions Against Ultrasound "Keepsake" Images
http://www.sdms.org/pdf/FDAKeepsake.pdf

Ultrasound Can Affect Brain Development
http://birthofanewearth.blogspot.com/2011/09/www.truthout.org/issues_06/080806HA.shtml

Ultrasound and the Alarming Increase in Autism
http://www.midwiferytoday.com/articles/ultrasoundrodgers.asp

Fetuses can hear ultrasound examinations
http://birthofanewearth.blogspot.com/2011/09/www.newscientist.com/article/dn1639-fetuses-can-hear-ultrasound-examinations-.ht%C2%ADml

Keeping Fetus Cool Through Pregnancy
http://massagetoday.com/mpacms/mt/article.php?id=13670

Prenatal exposure to ultrasound waves impacts neuronal migration in mice
http://birthofanewearth.blogspot.com/2011/09/www.pnas.org/cgi/content/abstract/103/34/12903?maxtoshow

Stephens Routine Doppler & Ultrasound in Pregnancy
http://birthofanewearth.blogspot.com/2011/09/www.cochrane.org/reviews/en/ab001450.html

Ultrasound Affects Development of Murine Brains
http://www.medpagetoday.com/OBGYN/Pregnancy/3882

Obstetric Myths Versus Research Realities:A Guide to the Medical Literature
http://www.hencigoer.com/obmyth/">http://www.hencigoer.com/obmyth/

Effects of frequent Ultrasound During pregnancy: A Randomized Controlled Trial
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8105165

Controlled study of prenatal Ultrasound exposure in Children with Delayed Speech
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1485930/

Impact of prenatal ultrasound screening on perinatal outcome
http://content.nejm.org/cgi/content/short/329/12/821

Ultrasound: Weighing the Facts - Midwifery Today
http://www.midwiferytoday.com/articles/ultrasound.asp

Ultrasound: More Harm Than Good?
http://www.midwiferytoday.com/articles/ultrasoundwagner.asp

sábado, 12 de março de 2016

Salvar as Medicinas Naturais em Portugal: petição pelo direito a uma Saúde sem IVA

"Esta petição servirá para pressionar os vários partidos a votarem a favor da isenção de IVA para as medicinas naturais que será votada no final da próxima semana. 
Por isso ainda temos tempo para chegar com umas 20 mil assinaturas à Assembleia no dia da votação.

Não faz nenhum sentido que os medicamentos e as consultas médicas sejam comparticipadas, se possam colocar no IRS e no SNS são muitas vezes gratuitas e as medicinas naturais, para além de não terem nenhum destes benefícios, ainda se colocar a hipótese de terem de cobrar IVA aos seus pacientes! 

Nunca tínhamos visto nada assim antes uma vez que todas as leis que reconhecem as medicinas naturais caminham no sentido oposto: o da comparticipação.

Para impedir estas injustiças peço assinem e partilhem!

Muito, muito obrigado!

Segue o link da petição: «Salvar as Medicinas Naturais em Portugal: petição pelo direito a uma Saúde sem IVA» no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80280"

sábado, 2 de janeiro de 2016

Medo do parto



Medo é uma sensação natural da vida e que se tornou profundamente conectada no nosso DNA para nos ajudar a sobreviver. A resposta de luta ou fuga é o que manteve o homem primitivo seguro e pode fazer o mesmo por ti numa situação de sobrevivência. 

E ter medo do parto é normal, é saudável...

Quando o medo é usado de forma saudável, a química no nosso corpo cria uma resposta que pode motivar-nos a tomar as ações certas, pode avisar-nos do perigo e dar-nos uma explosão de adrenalina para lidarmos com a situação ( e o que faz, por exemplo, escolher a posição para parir )

O medo (assim como a ansiedade) pode ser bom como dito acima, mas se não for corretamente doseado pode causar efeitos desastrosos, como partos muito longos e cesarianas. 

Se deixares o medo e a ansiedade levarem o melhor, sabotam toda a tua habilidade de fazer bons julgamentos e decisões assertivas. É por isso que, se tiveres um medo irracional do parto, precisas de aprender técnicas para controlar os medos e e acalmar em qualquer situação.

Então o que podes fazer para controlar a ansiedade? 
A pior coisa que podes fazer é fingir que não tem medos. Ter Medo não é mau, como tu respondes ao medo é que pode não ser vantajoso!

1. Pensa sobre o que te faz ter medo do parto? 
O que te assusta? O que poderia causar maior ansiedade enquanto estivesses a parir? Fala sobre isto com alguém, uma Doula pode ajudar.

2. Entende porque essas coisas te  metem medo. 
 É por que tu não estás preparada? 
Porque te mete medo parir?

3. Pega nas coisas que te assustam e prática esses medos... 
Por exemplo, se um de seus medos é não ter força suficiente, começa a praticar, inscreve-te em aulas de yoga para grávidas, prática exercício físico, etc. 

Lutar contra o medo do parto e  da maternidade é perder energia.. é alimentar esse medo e torna-lo mais forte e poderoso.. é torna-lo maior que nós...

Fazer desse medo um aliado, assumi-lo como nosso, mima-lo, acaricia-lo, trabalhar com ele, porque ele é teu e faz parte de ti, faz com que te tornes bem mais forte e poderosa enquanto o medo fica pequeno e indefesso como um bebé....

Depois vem o papel da Doula...A nós Doulas cabe-nos ficar com o teu medo ao colo enquanto tu uivas para ter o teu bebé! 
(E nós também temos os nossos medos e carregamos muitos deles para os partos que acompanhamos... Mas isto fica para outro post ...)

E tu, de que tens medo? 

A importância de perdoar



Hoje recebi um e-mail que falava de um exercício  que eu pratico diariamente e quero partilhar com vocês neste início de ano:

"Há uma prática budista na qual todos os dias os monges no final do seu dia pedem perdão entre si -  « Perdoa-me por qualquer pensamento, palavra ou gesto». O monge a quem é dirigido o pedido responde: «Perdoado. Perdoa-me tu também por qualquer pensamento, palavra e gesto» Eles fazem-no com a convicção de quererem fechar cada dia com a pureza dos seus corações intacta e também para afastar o medo, pois onde existe perdão não há lugar para o medo. "


Imaginem o quanto este exercício pode ser poderoso ! 

"Eu agradeço-te  por me perdoares,  dando-me a oportunidade de seguir em frente com confiança. Quero também dizer-te que estás perdoado e sou grata por através de ti e do perdão manter o meu coração focado na bênção e na liberdade de ser e estar viva plenamente."


Agora imaginem o que é fazer isto antes do parto? Com o companheiro, com o bebé, com os familiares! Deixo-te o desafio... Prática durante a gravidez, aplica no parto, e depois conta-nos como foi! 

( e isto é válido não só durante a gravidez mas durante toda a nossa vida! É um alívio brutal! Eu já experimentei .... Foi mesmo muito libertador!)



Desejo-te um 2016 mágico !

Desejo que possas parir em paz! ( não só bebés mas todos os teus sonhos!) 






quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Feliz ano de 2016



Eu acredito muito no poder da energia do ano novo. Sem sombra de dúvidas, o último dia do ano é aquele em que o nosso micro cosmo planetário recebe a maior quantidade de intenções, desejos de mudança e promessas de uma vida melhor.

É o início de um novo ciclo! Ciclo é uma palavra com origem no termo grego kýklos, que significa algo que se renova de forma constante. 


É a semente que agora virou a colheita. É o tempo que a Terra percorre ao redor do Sol. É momento da fecundação que resulta numa nova vida. São as fases lua. São as fases da água. É o tempo que se passa entre duas crises económicas . É o nascimento, crescimento e morte de uma pessoa. De uma vida. De um amor. De uma amizade. De um sofrimento. De um sentimento. De uma verdade.


Saber que tudo tem um fim é que nos liberta e que garante que o recomeço possa ser gratificante. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que se dá, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já acabaram.


O que passou não volta, não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, pessoas que ficam presas numa relação sem futuro.


É hora de fechar a porta, mudar o disco, limpar a casa. Deixe de ser quem era, e de transformar-se em quem já somos!!


Somos todos merecedores do novo ano e façamos dele realmente novo.

"Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos ,não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas. Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física , emocional e espiritualmente. É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença". Estou a citar o Papa Francisco... (!!! Oh meu Deus :)


Um ano realmente novo para todos nós!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal

Desejo para o próximo ano gravidezes activas e livres de intervenções desnecessárias
Que todas as grávidas possam ter o parto com que sonham...
Para nascer bem é preciso muito pouco, é preciso acreditar no nosso corpo e deixar fluir a força da natureza.
Basta um ambiente tranquilo, silencioso,com muito amor...


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Um bocadinho do nosso Natal




(2011)



A coroa do Advento tem uma simbologia importante cá em casa, o redondo cria harmonia, une, agrega. Faz-nos lembrar que vivemos num mundo circular, onde os processos são cíclicos e se repetem ano após ano. Assim temos a oportunidade de transformação a cada ciclo ;)




(2011)


Numa coroa de pinheiro ou cipreste são colocadas quatro velas que serão acesas a cada domingo que antecede o Natal. Eu conto histórias  e aproveitamos para montar o presépio ( que também tem um simbolismo próprio )



(2015)



Na primeira semana acendem-se a vela azul.Pedras, terra e areia são colocadas no presépio, representando o mundo mineral e sua ligação com o mundo físico (elemento terra).


Na segunda semana acendem-se a vela azul e a verde. São colocadas plantas, troncos, musgos e água para o presépio, representando o mundo vegetal e sua ligação com o mundo etérico (elemento água).


Na terceira semana acendem-se as velas azul, verde e amarela. Colocam-se os animais representando o mundo animal e sua ligação com o mundo anímico (elemento ar).


Na última semana acendem-se as velas azul, verde, amarela e vermelha. A luz se torna mais intensa, com a proximidade do nascimento da Luz, é o Natal, a festa da luz! Então são colocados os pastores, simbolizando as figuras humanas e no dia de Natal, o menino Jesus é colocado na manjedoura. Tudo isso representa o Reino Humano e sua ligação com o mundo espiritual (elemento fogo).



(Presépio de 2012)


Para nós o presépio simboliza a caminhada para a luz, Esperamos pela  noite mais longa do ano, onde a Deusa é reverenciada como a Mãe da Criança Prometida ou do Deus Sol, que nasceu para trazer Luz ao mundo. Também temos uma vela especial para o solstício do inverno. 

O presépio para nós tem uma simbologia muito forte- Da mesma forma que Maria vai percorrendo a sua caminhada, e apesar de todas as dificuldades, devemos sempre confiar na nossa própria luz interior.

Todos os dias a Maria avança pelo presépio e acendemos mais uma vela, e no dia 24 chega ao palheiro e acendemos uma vela mais bonita, normalmente dourada. 



( presépio em 23/12/2015)


Um grande beijinho e Feliz Natal! 



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

WORKSHOP “REGRESSO ÀS ORIGENS




WORKSHOP “REGRESSO ÀS ORIGENS - a infância como início da linha da Vida c/vivências terapêuticas e movimento autobiográfico

12 de Dezembro | 10h-12h30 e das 14h-16h30, Fontanelas | Sintra

Quantos de nós não sabemos como nascemos, como demos os primeiros passos, quem cuidou verdadeiramente de nós, como foi o primeiro dia de aulas, o que sentimos, como reagimos às primeiras frustrações e angústias? 

Ou, se as memórias desse período tão importante são de sofrimento, como as podemos reviver e transformar? 

Ou ainda, por ter sido uma fase de grande prazer, fantasia, onde sentimos que tudo era perfeito, ficámos presos e não vivemos o presente?

Conhecer os comportamentos e reacções desta fase irá permitir-nos reconhecer os nossos padrões inconscientes, e assim, facilitar o nosso Caminho. 

As inscrições são efectuadas através do link: 
http://www.susanamilheirosilva.com/preacute-inscriccedilati… ou pelo e-mail smspsicologia@gmail.com

+info em: https://www.facebook.com/events/1518856431766876/

 

As mulheres não querem ser cortadas!!!




A episiotomia é um ritual de mutilação genital aceite na nossa sociedade!

Episiotomia é o corte da vagina para o bebé nascer mais rapidamente. É feita muitas vezes por rotina, e a maioria das mulheres acha que é um procedimento útil. É o único acto cirúrgico possível de fazer no nosso corpo sem o nosso consentimento. Foi introduzida na obstetrícia SEM FUNDAMENTO cientifico ! Não existe um único estudo médico que conclua que é melhor cortar que rasgar!!


A verdade é que a vagina é um símbolo sexualmente poderoso e criativo na mulher logo é vista como ameaçadora pelos homens. Se estiver cortada perde o seu poder, e mais que isso, prova-se que é defeituosa e não consegue cumprir o propósito num parto - o nascer do bebé. Todo o corpo humano é retratado pela medicina como uma máquina defeituosa. A vagina é a rainha dos defeitos! Os defensores da episiotomia de rotina afirmam que protege a parturiente pois acreditam que o corpo feminino tem um defeito - uma vagina que não se adapta à passagem do bebé! 
É uma verdadeira tentativa cultural de utilizar o nascimento para demonstrar a superioridade e controle do Masculino sobre o Feminino, da Tecnologia sobre a Natureza'. Através da única intervenção cirúrgica possível de fazer no nosso corpo sem o nosso consentimento, a vagina é mutilada pelo médico, o praticante do ritual e representante da sociedade, para ser então reconstruída culturalmente - pelo médico ;)

Mas a grande verdade é que a episiotomia é útil para a obstetrícia. Ao transformar o nascimento num procedimento cirúrgico de rotina, legitima-se a obstetrícia enquanto acto médico, usando uma das formas mais elaboradas de manipulação do corpo - a cirurgia.  

Campanha pela modificação da orientação arcaica e desatualizada da OMS, que recomenda o uso da episiotomia, sem apresentar qualquer base científica para tal.
Partilhem! 
Assinem a petição https://secure.avaaz.org/po/petition/World_Health_Organization_Withdraw_Pregnancy_childbirth_postpartum_Guideline_2015/?fSkeIib&pv=0

As mulheres portuguesas também não querem ser cortadas! 

#vamosfazerumescandalo!!!
#episiotomianão
#againstroutineepisiotomy
#whoshowmethedata



Assinem a petição



Campanha pela modificação da orientação arcaica e desatualizada da OMS, que recomenda o uso da episiotomia, sem apresentar qualquer base científica para tal.
Partilhem! 
Assinem a petição https://secure.avaaz.org/po/petition/World_Health_Organization_Withdraw_Pregnancy_childbirth_postpartum_Guideline_2015/?fSkeIib&pv=0

As mulheres portuguesas também não querem ser cortadas! 

#vamosfazerumescandalo!!!
#episiotomianão
#againstroutineepisiotomy
#whoshowmethedata

terça-feira, 10 de novembro de 2015

O Tesouro de Lilith

Temos 40 dias, só 40 dias, para conseguir 2400€. O financiamento coletivo (crowdfunding) que necessita O Tesouro de Lilith para ser publicado.

 40 dias para poder editar este valioso livro em português, para que todas as meninas possam desfrutar, sentir e maravilhar-se com a beleza do seu corpo e amar o seu ciclo menstrual.

40 dias para dizer basta ao tabu e ao silencio e começar a acompanhar a sexualidade das nossas filhas com amor e doçura.

40 dias para empoderar as meninas desde bem pequenas, a que conheçam o seu corpo, a que conheçam o que gostam e o que não gostam, para que cresçam confiantes e seguras.

40 dias para que a nova geração de mulheres sejam conscientes, seguras, intuitivas, respeitando o seu corpo e amando-o.

Se consideras importante, não percas tempo, difunde o projeto e colabora para publicar O Tesouro de Lilith.

Façamos que os nossos ventres dancem alto, que as nossas gargalhadas se escutem bem longe e que os nossos corações saltem de alegria!

https://www.youtube.com/watch?v=tLS2JKJMUPk